• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa FinanceiraEduca Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Consumo

  • Home
  • Artigos
  • Consumo
  • Geração Z: uma nova relação com o consumo

Geração Z: uma nova relação com o consumo

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 12/01/2020

A Geração Z não diferencia a vida online da off-line, trabalha com o conceito de all-line e quer tudo para agora. É crítica, dinâmica, exigente, sabe o que quer, é autodidata, não gosta das hierarquias e muda de opinião toda hora.

Nascidos a partir de 1995, os nativos digitais da Geração Z nunca conceberam o planeta sem computador, chats, telefone celular e internet.

A Geração Z é a segunda mais disposta a pagar por alimentos com benefícios e também que come fora mais frequentemente.

Se pudesse escolher, buscaria trabalhar com ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

As principais atividades no tempo livre da Geração Z são: ouvir música, ler, assistir TV, interagir com amigos e família, fazer exercícios, jogar online, acessar mídias sociais, jogar videogames, praticar esportes, viajar, comprar online, cozinhar e cuidar do jardim.

Instantaneidade, ansiedade e superficialidade são marcantes. Alguns indivíduos da Geração Z sofrem se estão desconectados e podem sentir, por exemplo, a síndrome FOMO (Fear Of Missing Out), uma espécie de medo de perder algo que pode estar acontecendo e que saberia através da internet.

Eles também não se prendem as fronteiras geográficas, possuem amigos e relacionamentos em todo lugar.

São consumistas, mas preferem experiências, como conhecer um lugar novo, a gastar com roupas e itens supérfluos.

A Geração Z busca um mundo melhor, se preocupa com sustentabilidade, alimentação orgânica e veganismo.

São jovens mais responsáveis e, mesmo com toda informação que a internet traz, se preocupam com o uso excessivo da mídia.

Especialistas concordam que é cedo para previsões detalhadas, mas indicam alguns caminhos a serem explorados na comunicação com a Geração Z.

Serviços de atendimento ao cliente devem priorizar mensagens de texto, chat e redes sociais ao invés do contato via telefone. Disponibilizar informação relevante e organizada, em diferentes canais online, é mais efetivo para que eles mesmos encontrem as soluções que procuram, dúvidas frequentes e tutoriais em vídeo são os favoritos.

Vídeos de 10 segundos são campeões de audiência no Instagram e Snapchat, seja para informações ou promoções. Facebook não é a melhor plataforma para se comunicar com eles: ainda estão lá, mas com pouca frequência.

Eles gostam de expor o que são e o que pensam, não apenas com selfies, mas também com posts sobre suas exigências e preocupações.

Muitas informações são públicas, então ouvi-los é uma boa fonte para conhecer melhor seu comportamento, ainda e sempre mutante.

Até o próximo!

Leia mais: http://aldeia.biz/blog/comportamento/geracao-z-uma-nova-relacao-com-o-consumo/

 

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:comportamento, Consumo, Dinheiro, Educação Financeira, geração z, internet, meio ambiente, redes sociais, tecnologia, trabalho

author avatar
Arethuza Helena Zero
Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

Dicas para o planejamento financeiro de 2020
12/01/2020

Next post

Os hábitos de consumo da Geração Z
13/01/2020

You may also like

A geração Z e o consumo online
14 janeiro, 2020
Os hábitos de consumo da Geração Z
13 janeiro, 2020

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Vídeos

Últimos Artigos

Educação Financeira Familiar: como organizar o orçamento da família
18nov2020
Dicas para não cair nas armadilhas da Black Friday
12nov2020
6 dicas para as compras durante a Black Friday
11nov2020

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 3090-1435

[email protected]

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Continuar e Fechar