Dicas para o planejamento financeiro de 2020

Após a meia noite do dia 31 de dezembro, um novo dia surgirá, o primeiro do ano de 2020, pois é, teremos o início do mês de janeiro trazendo com ele diversas obrigações que exigirão de você uma certa quantia de dinheiro.
E você, se planejou e fez uma reserva para o início do ano? Ou, achou que o mundo acabaria no dia 31 de dezembro e gastou todo o seu dinheiro, sem nenhum planejamento?
E agora?
Certamente, nesse momento você lembrará que precisa pagar as contas tradicionais do início de ano: IPVA, IPTU, material escolar e a fatura do cartão de crédito com os gastos das férias.
Se você não fez nenhuma reserva, possivelmente também não sabe como e nem por onde começar a fazer seu planejamento financeiro 2020. Preste atenção nas dicas a seguir que auxiliarão você a montar um planejamento financeiro para o ano que se inicia. Confira!
1. Faça um levantamento de suas despesas fixas
No início do ano, todo mundo tem um pouco mais de contas para pagar. São as contas das compras e presentes de Natal, IPVA, IPTU, matrícula dos filhos na escola, viagem de férias etc. Liste todas a despesas e terá uma dimensão de como você vai começar 2020.
Depois liste em seu planejamento financeiro todas as suas despesas fixas, como aluguel, mensalidade escolar, financiamento de veículos etc. Assim, você saberá qual será a sua média de gastos mensais e o quanto sobrará de dinheiro para você usar de outras formas.
2. Liste seus projetos para o ano
Quais são os seus desejos e sonhos para 2020? Viajar? Concluir a faculdade? Trocar de carro? Fazer a primeira viagem internacional? Ou quem sabe, pagar um intercâmbio para o seu filho? Comprar uma casa? Não importa o seu sonho ou a sua meta. Defina o que realmente quer conquistar, uma data para a concretização e não esqueça de fazer um levantamento de quanto será necessário investir para conseguir realizar o que deseja.
Com todas essas informações em mãos, divida o valor total do investimento pela quantidade de meses que antecedem o prazo para a conquista de seu sonho. Essa conta vai te mostrar quanto você precisará por mês para chegar ao seu objetivo. Depois defina a melhor forma de guardar esse dinheiro.
3. Evite gastar dinheiro de forma supérflua
Um dos maiores desafios de quem está guardando dinheiro é se deparar com pequenas despesas do dia a dia, que muitas vezes poderiam ser evitadas, como almoçar em restaurantes regularmente; comprar objetos por impulso, que na maioria das vezes são desnecessários; pagar serviços que não utiliza e assim por diante.
Você não precisa deixar de fazer o que gosta, mas pode rever seus gastos e analisar o que é interessante e realmente traz felicidade para você e o que apenas propicia um prazer momentâneo, afastando você do seu objetivo principal. O planejamento financeiro 2020 também tem esse objetivo.
4. Use a Tecnologia para a sua organização financeira
Atualmente estão disponíveis uma gama de aplicativos e softwares gratuitos voltados para a organização das suas finanças.
Fazer as contas, cadastrar débitos e créditos e até mesmo gerar comprovantes são facilidades das quais a tecnologia agora dispõe, e elas vão tornar o seu controle financeiro muito mais simples.
5. Mantenha seu planejamento atualizado
Lembre-se que o planejamento financeiro é algo que deve estar sempre sendo checado e atualizado. Não tenha medo de adaptar os seus planos e nem se culpe por não conseguir fazer o que havia planejado uma vez ou outra.
Acontecimentos inesperados poderão exigir que você repense certas decisões e até mesmo acrescente outras. Por isso, é fundamental manter o planejamento atualizado.
Agora, só depende de você!
Faça um planejamento financeiro para 2020 e realize todos os seus sonhos!
Feliz Ano Novo!