• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Pais e Filhos

  • Home
  • Artigos
  • Pais e Filhos
  • Três erros na Educação dos filhos

Três erros na Educação dos filhos

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 12/04/2013

 

Educar os filhos não é uma tarefa fácil! Educar financeiramente, não poderia ser diferente. Ainda não é comum os pais falarem de Educação Financeira com os filhos. Para muitas famílias, dinheiro é assunto de “gente grande”. Por isso, alguns erros se tornam cada vez mais comuns. Veja a seguir, três erros que os pais cometem ao ensinar os jovens a lidarem com o dinheiro.

Primeiro: Não saber dizer NÃO!

 

O primeiro e provavelmente, o maior erro que os pais cometem é, não saber dizer não para os pedidos dos filhos. Os pais não podem atender e realizar todos os desejos dos seus filhos. Agindo dessa forma, perderão a chance de mostrar que para conquistarmos o que desejamos é preciso dedicação, esforço e inclusive, trabalho. Como o seu filho valorizará o seu trabalho? Pense nisso!

Não tenha medo de dizer NÃO. Muitos pais atendem aos pedidos dos filhos com medo de frustrá-los. Não esqueça que a vida é longa, e provavelmente eles sofrerão outras frustrações. Por isso, ensine-os a lidar com o NÃO, o quanto antes. Mas não esqueça, apenas dizer NÃO, é insuficiente. É fundamental conversar, é preciso analisar qual a motivação por trás do pedido: é porque ele precisa ou porque todo mundo têm?

 

Segundo: Dar dinheiro para amenizar a CULPA!

 

 

Atualmente, é comum os filhos reclamarem da ausência dos pais. Muitos pais possuem uma carga horária de trabalho excessiva, o que os privam de participarem ativamente da rotina dos filhos. Outros, não convivem com os filhos porque são divorciados. Sendo assim, acham que compensarão a ausência através do dinheiro.

A culpa pode até fazer parte dos seus sentimentos e aflições. Mas, lembre-se que, dar dinheiro ao seu filho sem nenhum critério, não contribuirá em nada para a sua educação e o seu desenvolvimento.  Os filhos precisam entender que não podem ter tudo o que querem. Assim como os pais devem entender que ausência não se recompensa com dinheiro ou presentes. Encontre caminhos e alternativas para suprir a sua ausência! Esforce-se para ser mais presente e não para dar mais presente!

 

Terceiro: Ser o mau exemplo

 

Todos nós sabemos que consumir faz parte da vida. Precisamos consumir para realizar as nossas necessidades básicas e para realizar os nossos desejos, os nossos sonhos. Isso é normal!

Mas é importante que os pais demonstrem para os filhos que há uma diferença entre o consumo e o consumismo.

Os exageros, o consumo demasiado, desnecessário, configuram o consumismo. Isso não é normal!

O consumismo deve ser evitado por todos, inclusive pelos pais, que muitas vezes são os exemplos que os filhos seguem. Como você pretende educar o seu filho, se você ainda não conseguiu distinguir o consumo do consumismo? Cuidado! Procure reavaliar as suas atitudes e seja um bom exemplo, a partir de hoje!

Cuidar da Educação Financeira dos filhos exige esforço e dedicação. Mas é imprescindível, pois a forma como os adultos administram suas finanças muitas vezes reflete o tipo de educação financeira que receberam quando ainda jovens, ou seja, aquela ensinada pelos pais.

Por isso, é fundamental mostrar aos jovens, o mais cedo possível, qual é a maneira mais adequada de lidar com os recursos financeiros!

Até o próximo!

 

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:ausência, cometem, Consumismo, Crianças, culpa, Dinheiro, dizer não, Educação Financeira, erros, jovens, Pais, presentes, recompensa, trabalho

Arethuza Helena Zero

Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

Como economizar gás?
12/04/2013

Next post

Como Plantar em Garrafa PET
13/04/2013

You may also like

educa-foto-58
Férias: Invista em Memórias
17 julho, 2026
educa-foto-305
Como criar filhos conscientes financeiramente desde a infância
23 janeiro, 2026
educa-foto-324
Como falar de dinheiro com seus filhos?
22 janeiro, 2026

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crédito Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Empresa
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Mulheres
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Peso no Bolso
  • Saúde Financeira
  • Vídeos
  • violência financeira e patrimonial

Últimos Artigos

Quer sair das dívidas? Veja 12 dicas para quitá-las e voltar ao controle financeiro
12ago2026
Adulto endividado não nasce pronto: a educação financeira começa na escola
11ago2026
Férias: Invista em Memórias
17jul2026

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 99702-0845

contato@educafinanceira.com.br

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.