Como economizar gás?

O gás sempre acaba quando você está ansioso esperando o bolo dourar? Ou quando a carne está quase assada, ou quem sabe, na hora em que a água do arroz está secando? Pois é, o gás sempre acaba na melhor hora ou na hora em que mais necessitamos dele. Isso as vezes, pode ser normal. Mas, o que não é normal, é sua família gastar muito gás, onerando o orçamento. Fique de olho nas dicas a seguir:
VOCÊ SABIA?
As “bocas” do fogão e do forno devem estar sempre limpas (sem gordura e sujeira), as chamas devem sair azuladas, para ter certeza da total limpeza.
VERDADEIRO ou FALSO?
Os alimentos cozinham mais rápidos no folgo alto? A resposta é: FALSO. É errado pensar que os alimentos cozinham mais rápidos no fogo alto, o fogo alto só faz a água secar e gasta o dobro do normal (gás). O recomendado é esperar a água aquecer no ponto de ferver para reduzir o fogo.
LEMBRE-SE:
Os queimadores devem estar bem regulados, se estiverem mal regulados o consumo de gás pode aumentar em até 30% ao mês. Esse problema pode ser notado, através de ruídos no queimador, chamas amarelas ou chamas que apagam sozinhas.
FIQUE ATENTO:
Sempre tampe a panela ao cozinhar. Uma panela levada ao fogo destampada consome duas vezes mais do que tampada.
CUIDADO:
Só ligue o queimador quando você já tiver acendido o fósforo. (Caso o seu fogão não seja elétrico).
ATENÇÃO:
Use panelas que cubra totalmente a superfície do queimador. Se colocar uma panela que não cubra a superfície do queimador, o alimento pode demorar muito mais tempo para cozinhar e gastará muito mais gás.
FIQUE DE OLHO:
Nunca coloque o fogão perto de lugares que corre muito vento, como: janelas, portas, ventiladores e etc. Para que as chamas não apague e evite que o gás escape.
Continue seguindo nossas dicas!
Até o próximo!