Volta às aulas: dicas para economizar nas compras de material escolar

O ano mal começou e para os pais de crianças e jovens, já vem aquele gasto extra: o do material escolar.
Planeje o orçamento
No começo do ano, além dos gastos com a escola (matrícula, rematrícula, uniforme, transporte e etc.), a família tem que arcar com outras despesas como IPVA e IPTU, por exemplo. Por isso, é fundamental fazer um planejamento financeiro para saber o quanto se pode gastar sem que as outras contas sejam prejudicadas.
No início do ano essas contas chegam todas ao mesmo tempo. O ideal, é se preparar do ano anterior para o ano seguinte já pensando em todos os gastos: IPVA, IPTU e escola, para que o impacto sobre as suas despesas não seja grande.
Outra dica, é antecipar as compras do material para evitar preços mais altos e longas filas nas papelarias, comuns no período de volta às aulas. Portanto, quanto mais antecedência, maior será a economia de tempo e dinheiro.
Pesquise e compare preços
Como são muitas opções de lojas para realizar as compras, é importante fazer uma comparação de preços em lojas diferentes. Os preços podem sofrer uma considerável variação. Compare o preço de marcas de lojas diferentes antes de fechar a compra.
Comprar livros didáticos diretamente da editora ou adquiri-los de sebos podem ser opções para não gastar tanto.
Avalie se vale a pena pagar à vista ou parcelado
Para os especialistas, pagar à vista tem a vantagem de não prolongar os gastos, mas é importante levar em consideração o orçamento planejado. Pergunte se a loja possui uma política de desconto na compra à vista. Outra medida possível é juntar pais e fazer uma compra coletiva, buscando assim adquirir produtos a preço de atacado, o que costuma baratear o preço.
Lembre-se que pagar à vista e com desconto é a melhor opção! Mas se não tiver o dinheiro, pague no crédito, mas sem juros.
Avalie os itens exigidos na lista da escola
A escola não pode, por exemplo, solicitar produtos de uso coletivo, como os de higiene, limpeza, copos e talheres descartáveis. Também não pode determinar a compra de marcas e lojas específicas. Outra proibição é pedir para adquirir o material na própria escola, o que configura venda casada.
É necessário analisar os itens de uso coletivo e, se perceber algo fora do comum, é possível denunciar. Você pode fazer uma denúncia ao Procon, caso perceba que há algum item proibido na lista de material.
Invista em itens usados ou troque
A troca e/ou compra de itens usados é outra alternativa para economizar, principalmente em relação aos livros paradidáticos, que são leitura obrigatória. Em alguns casos, comprá-los pela internet pode reduzir consideravelmente os gastos. Mas, é preciso ficar atento ao estado de conservação dos livros, que está na descrição do produto no site.
Além disso, é preciso analisar na lista de materiais qual a edição específica que a escola exige.
Geralmente os livros didáticos podem ser reaproveitados, e por isso, vale a pena se juntar com outros pais para realizarem uma troca.
Não compre tudo de uma vez
Ao longo do ano é possível aproveitar algumas promoções fora da época de volta às aulas. Os pais podem priorizar os itens essenciais para os primeiros meses de aula, porque os preços tendem a baixar depois que as aulas já começaram.
Lembre-se que evitar comprar produtos com personagens infantis gera uma grande economia, já que esses itens são mais caros.
Guarde dinheiro durante o ano
Uma dica valiosa é economizar antes desse período de volta às aulas. Criar uma poupança só para estes gastos ajuda na organização financeira do ano todo.
Bom retorno às aulas!
Até o próximo!