Você sabe pechinchar?

Entenda a melhor maneira de pechinchar e negociar na hora de fazer uma compra e passe a economizar com boas barganhas. Seguro e preparado! Assim deve ser quem quer conseguir um desconto ou ao menos melhores condições de pagamento sobre um produto ou serviço. Pechinchar é um direito do consumidor e uma atitude imprescindível para quem busca economizar.
Separamos aqui algumas dicas para você também virar especialista na arte de pechinchar!
PREPARE-SE
A primeira grande regra da arte de pechinchar é deixar a vergonha de lado.
ENTENDA AS REGRAS
Só pechincha quem sabe o que quer. Faça da barganha um meio para conquistar o produto desejado, não para sair gastando. Pesquise na internet o quanto for preciso e descubra o menor preço. Anote essa informação preciosa, guarde na memória ou leve o smartphone até a loja para basear a sua argumentação.
MONTE SUA ESTRATÉGIA
De acordo com o que você encontrou, pense o seguinte: vale ir direto à loja que tem o menor preço e negociar por lá mesmo ou usar essa informação como parte da barganha em outro lugar? Depende do produto, mas considere shoppings que abrigam concorrentes e ruas ou bairros que também concentram determinados itens. Assim fica mais fácil negociar. Com o “fantasma” da concorrência por perto, o vendedor tende a ser mais aberto a contrapropostas.
ESCOLHA O LOCAL
Baseado no preço e na sua estratégia, escolha onde pechinchar. Se o produto, por exemplo, é desses que tem loja virtual e física, vale ir até a física e barganhar com o preço encontrado na rede. Costuma funcionar. Caso seja um e-commerce, veja nas redes sociais da loja sobre possíveis promoções ou mesmo cupons online que garantem um desconto.
LEVE SUAS ARMAS
Vá munido de dinheiro, em espécie mesmo, e saiba até onde pode ir, ou melhor, o quanto pode gastar. O preço tende a cair quando os clientes oferecem o pagamento à vista. E pense ainda se topa ou não um eventual parcelamento e em quantas vezes. Caso o desconto não saia, você pode ao menos conseguir mais tempo para pagar.
PROCURE UM BOM PARCEIRO
Na loja, analise os vendedores e busque o carismático, aquele ansioso para agradar aos clientes e capaz de brigar por você com o gerente. Fuja daqueles de cara amarrada, um possível problema tratando-se de pechinchar. Se preciso for, despiste. Diga que está só olhando até se aproximar do profissional que, acredita, conseguirá fazer a melhor venda para você.
VÁ PARA O ATAQUE
Coloque as cartas na mesa, mas não todas. Deixe claro que, sim, você pesquisou e sabe o que está comprando, o quanto costuma custar. Apele para a comissão que o vendedor pode levar com a sua compra. Se não surtir efeito na hora de pechinchar, tente saber o quanto ganha de desconto pagando à vista. Ouça com calma uma eventual oferta de parcelamento e, caso não goste, apele para o gerente ou abandone a loja.
NÃO SEJA IMEDIATISTA
Você não precisa sair sempre “vitorioso” da loja. “Pechinchar requer paciência, tranquilidade e sangue frio. Quem está ansioso para comprar logo alguma coisa certamente vai acabar aceitando qualquer proposta do vendedor, nem sempre a mais vantajosa.
ÚLTIMA OFERTA
Sua saída pode significar tanto que nenhuma oferta pareceu vantajosa quanto que você colocou as propostas na balança, reconsiderou e decidiu que não precisa gastar com isso neste momento. Às vezes, esse tempo de negociação é justamente o que você precisava para não gastar por impulso. Agora, se você saiu da loja ainda querendo o produto, mas insatisfeito com o que te ofereceram, não desanime. Recomece a negociação em outro lugar. Lembre-se que ter paciência e não se deixar levar pela impulsividade faz parte da arte de pechinchar e de economizar! O poder está com o consumidor, não se esqueça.
E nunca é demais lembrar…
Todo lugar é lugar de tentar uma pechincha. Mesmo nos estabelecimentos em que o preço parece tabelado. De novo, perguntar não dói. Há desconto para estudante? Aposentado? Cliente da operadora x, da seguradora y? Vocês estão com alguma oferta especial hoje? Seja determinado, não se assuste com cara feia e, claro, jamais compre se não gostar das condições.e frio. Quem está ansioso para comprar logo alguma coisa certamente vai acabar aceitando qualquer proposta do vendedor, nem sempre a mais vantajosa.
Deixe a preguiça, ansiedade e orgulho de lado!
Boas compras!
Até o próximo!
FONTE: http://meubolsofeliz.com.br