Você comete erros financeiros?

Quando as contas na sua casa estão atrasadas, sua empresa não tem dado o resultado que você esperava ou mesmo seus investimentos estão um fiasco, é possível que você queira arranjar culpado para tudo: a economia em retração, os fornecedores que não obedecem aos prazos ou sua família que anda desperdiçando água e energia elétrica. Em situações assim, em meio a todos esses “culpados”, você em algum momento questiona-se?
A falta de sucesso em fazer seu dinheiro crescer é também responsabilidade sua. Já ouviu aquela frase que diz que nós somos o nosso pior inimigo? Pois é, faz todo o sentido! Vamos então listar alguns erros frequentes que podem contribuir para provocar dificuldades no retorno financeiro.
Investimento por medo ou impulso
Na hora de escolher como vai investir seu dinheiro, não adianta querer nortear-se pelo senso comum, pelos investimentos mais comentados ou simplesmente por “achar” que este ou aquele ativo é melhor. Investimento com bons retornos requer estudo e compatibilidade com o perfil do investidor. É preciso conhecer o terreno onde você está pisando.
Quer um exemplo muito comum? Muita gente compra ações na bolsa de valores no momento em que elas estão em alta, porque estão sendo mais comentadas ou estão com maior evidência nos noticiários econômicos, mas tem medo de comprar papéis que estão em baixa. Ou seja, o investidor paga caro por um ativo e corre maior risco dele perder valor diante do preço de compra. Por outro lado, por medo, não se dispõe a comprar o papel no momento de desvalorização e deixa de ganhar com a possibilidade de um bom desempenho daquele ativo dali em diante.
É claro que outros fatores interferem para determinar o momento ideal de fazer um investimento, demos um exemplo de forma genérica para facilitar o entendimento. O importante é que você saiba que jamais deve escolher um investimento ou deixar de fazer uma aplicação por impulso ou medo.
Planejamento de vida
É bem provável que você esteja separando algum dinheiro para a sua viagem de férias, que já tenha feito as contas para saber quando vai conseguir trocar de carro, mas e na sua aposentadoria? Você realmente planeja seus investimentos pensando também na sua velhice?
Na juventude esse erro é ainda mais comum. O excesso de otimismo e o imediatismo para aproveitar os recursos financeiros fazem com que muita gente deixe os planos para a terceira idade de lado. Contar apenas com a aposentadoria do INSS pode resultar em queda no padrão de vida, portanto o ideal é pensar também em investir em uma aposentadoria privada ou em algum ativo de longo prazo que corresponda a uma aposentadoria.
Mantendo o próprio negócio
Sua faculdade ou curso de especialização acabou e você quer ter sua renda sem depender de um empregador e, portanto resolve abrir o próprio negócio. Com a cabeça cheia de ideias e o domínio das técnicas da sua área, você decide abrir uma empresa e sonha em ficar rico fazendo o que gosta.
Pois saiba que seu sonho pode tornar-se um pesadelo se você não conseguir se enxergar como empresário. Ainda que você seja um excelente advogado e queira montar seu escritório, ou mesmo que seja um ótimo dentista e esteja convencido de que quer montar um consultório, nada disso pode ir adiante se você não tiver habilidades como administrador.
Quais erros você mais comete com o seu dinheiro?
Saiba Mais: http://financasfemininas.com.br/site/os-erros-financeiros-que-voce-deveria-parar-de-cometer/
Até o próximo!