• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Economia

  • Home
  • Artigos
  • Economia
  • Vendas de Natal crescem em lojas eletrônicas e caem em shoppings

Vendas de Natal crescem em lojas eletrônicas e caem em shoppings

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 28/12/2015

Vendas de Natal crescem em lojas eletrônicas e caem em shoppings. Salto do comércio virtual foi de 26%, para R$ 7,4 bilhões, diz E-bit. Os shoppings, por outro lado, tiveram o pior desempenho em 10 anos.

Na web
O período analisado foi o compreendido entre 15 de novembro e 24 de dezembro. O resultado superou as estimativas do setor, que esperava receitas 22% superiores às de 2014, de R$ 7,2 bilhões.

Segundo a E-bit, contribuíram com esse resultado a Black Friday, realizada em 27 de novembro, e a maior conveniência trazida pela internet, que permite pesquisar vários estoques sem ter de sair de casa, comprar sem encarar filas e receber os produtos em domicílio.

Ainda assim, o desempenho representa uma queda de ritmo, já que, no Natal de 2014, as lojas no web faturaram 37% mais em relação ao ano anterior.

Em 2015, as categorias de produtos que mais movimentaram as lojas no ano foram os eletrodomésticos, moda e acessórios, além de telefonia e celulares.

O número de pedidos também aumentou. Subiu 16% durante a edição deste ano, chegando a 17,6 milhões. O maior volume de carrinhos virtuais cheios acompanhou o acréscimo de 17,2% na quantidade de novos consumidores: 9,3 milhões de clientes adquiriram algum item em lojas eletrônicas.

Além de comprar mais, o brasileiro também elevou o gasto médio para adquirir presentes pela internet. O tíquete médio cresceu 8,4%, para R$ 420. Smartphones e tablets foram os aparelhos escolhidos para realizar 13,6% das compras no Natal.

 

No shopping
As vendas de Natal nos shoppings recuaram 1% em relação ao ano passado, segundo o diretor institucional da Alshop, Luis Augusto Ildefonso.

A pesquisa mostrou que o setor de perfumaria e cosméticos foi destaque positivo nas vendas de final de ano, com alta de 8% nas vendas nominais. Os segmento de óculos, bijuterias e acessórios e de vestuários também tiveram resultados positivos, com altas de 3% e 5%, respectivamente.

A pesquisa apontou ainda altas de 3,2% na vendas de joias e relógios e de 1,7% em itens de tecnologia e comunicação.

No setor de calçados, as vendas ficaram estáveis em relação a 2014, assim como os brinquedos. Já as compras de eletrodomésticos recuaram 2% nas vendas e os móveis e artigos do lar caíram 13,3%.

Até o próximo!

FONTE: http://g1.globo.com

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:2015, aumento, Educação Financeira, natal, queda, Shopping, vendas, web

author avatar
Arethuza Helena Zero

Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

Nem Natal salva o comércio da crise
28/12/2015

Next post

Curta as férias de janeiro sem gastar
30/12/2015

You may also like

Vendas do Dia das Mães devem encolher quase 60% devido à pandemia
7 maio, 2020
educa-foto-244
Preços dos ovos de Páscoa podem variar 354%, diz Procon
11 abril, 2020
educa-foto-245
Vendas de ovos de Páscoa caem quase 30% com coronavírus
11 abril, 2020

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crédito Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Saúde Financeira
  • Vídeos

Últimos Artigos

Comprar por impulso: como evitar?
10fev2022
O que é compra por impulso?
09fev2022
Compras por impulso: como saber se tenho este hábito?
08fev2022

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 99702-0845

[email protected]

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site