Três erros na Educação dos filhos

Educar os filhos não é uma tarefa fácil! Educar financeiramente, não poderia ser diferente. Ainda não é comum os pais falarem de Educação Financeira com os filhos. Para muitas famílias, dinheiro é assunto de “gente grande”. Por isso, alguns erros se tornam cada vez mais comuns. Veja a seguir, três erros que os pais cometem ao ensinar os jovens a lidarem com o dinheiro.
Primeiro: Não saber dizer NÃO!

O primeiro e provavelmente, o maior erro que os pais cometem é, não saber dizer não para os pedidos dos filhos. Os pais não podem atender e realizar todos os desejos dos seus filhos. Agindo dessa forma, perderão a chance de mostrar que para conquistarmos o que desejamos é preciso dedicação, esforço e inclusive, trabalho. Como o seu filho valorizará o seu trabalho? Pense nisso!
Não tenha medo de dizer NÃO. Muitos pais atendem aos pedidos dos filhos com medo de frustrá-los. Não esqueça que a vida é longa, e provavelmente eles sofrerão outras frustrações. Por isso, ensine-os a lidar com o NÃO, o quanto antes. Mas não esqueça, apenas dizer NÃO, é insuficiente. É fundamental conversar, é preciso analisar qual a motivação por trás do pedido: é porque ele precisa ou porque todo mundo têm?
Segundo: Dar dinheiro para amenizar a CULPA!

Atualmente, é comum os filhos reclamarem da ausência dos pais. Muitos pais possuem uma carga horária de trabalho excessiva, o que os privam de participarem ativamente da rotina dos filhos. Outros, não convivem com os filhos porque são divorciados. Sendo assim, acham que compensarão a ausência através do dinheiro.
A culpa pode até fazer parte dos seus sentimentos e aflições. Mas, lembre-se que, dar dinheiro ao seu filho sem nenhum critério, não contribuirá em nada para a sua educação e o seu desenvolvimento. Os filhos precisam entender que não podem ter tudo o que querem. Assim como os pais devem entender que ausência não se recompensa com dinheiro ou presentes. Encontre caminhos e alternativas para suprir a sua ausência! Esforce-se para ser mais presente e não para dar mais presente!
Terceiro: Ser o mau exemplo

Todos nós sabemos que consumir faz parte da vida. Precisamos consumir para realizar as nossas necessidades básicas e para realizar os nossos desejos, os nossos sonhos. Isso é normal!
Mas é importante que os pais demonstrem para os filhos que há uma diferença entre o consumo e o consumismo.
Os exageros, o consumo demasiado, desnecessário, configuram o consumismo. Isso não é normal!
O consumismo deve ser evitado por todos, inclusive pelos pais, que muitas vezes são os exemplos que os filhos seguem. Como você pretende educar o seu filho, se você ainda não conseguiu distinguir o consumo do consumismo? Cuidado! Procure reavaliar as suas atitudes e seja um bom exemplo, a partir de hoje!
Cuidar da Educação Financeira dos filhos exige esforço e dedicação. Mas é imprescindível, pois a forma como os adultos administram suas finanças muitas vezes reflete o tipo de educação financeira que receberam quando ainda jovens, ou seja, aquela ensinada pelos pais.
Por isso, é fundamental mostrar aos jovens, o mais cedo possível, qual é a maneira mais adequada de lidar com os recursos financeiros!
Até o próximo!
Tag:ausência, cometem, Consumismo, Crianças, culpa, Dinheiro, dizer não, Educação Financeira, erros, jovens, Pais, presentes, recompensa, trabalho