Todos os gastos no papel!

“Coloque todos os gastos no papel!”. Você já deve ter ouvido este conselho. Pode parecer algo repetitivo, mas é um conselho unânime entre Especialistas e Educadores Financeiros para obter sucesso financeiro.
Visualizar os gastos é importante e o modo de fazer isso é muito particular. Você pode fazer em uma planilha no computador ou em um caderno, por exemplo. Pode-se também registrar os gastos diariamente ou reunir todos os comprovantes e registrar de uma só vez no final de semana.
Lembre-se que, a forma não importa, mas a regularidade e a fidelidade nos dados, principalmente dos centavos. Se você for fiel em suas anotações, saberá como anda a sua vida financeira.
Isso pode parecer repetitivo, mas o detalhamento dos nossos gastos é como se fosse uma radiografia das nossas finanças. Quando detalhamos e visualizamos todas nossas despesas, conseguimos enxergar com o que gastamos e quais são os desperdícios, os gastos desnecessários e supérfluos.
Um bom planejamento financeiro, deve considerar o que acontece em cada fase de sua vida, pois em cada uma, haverá diferentes demandas, necessidades, realizações de desejos e sonhos, etc.
Aos 20 anos, um jovem deseja cursar a Universidade, ou quem sabe, fazer um intercâmbio. Já aos 30 anos, o sonho poderá ser o da compra da casa própria, por exemplo.
Mas independente do sonho, devemos compreender que o dinheiro que recebemos, seja através do trabalho, mesada dos pais, herança, pode acabar e faltar em uma velocidade que nem imaginamos, ou seja, rapidamente. E aí você perceberá que o dinheiro acabou antes de chegar o final do mês. E o pior, você não honrou seus compromissos financeiros.
Então, perguntará: “Para onde está indo o dinheiro?”.
Pense nisso e comece a executar o seu sucesso financeiro!
Até o próximo!