Taxa Selic? Socorro!

Uma das siglas mais comentadas do noticiário financeiro, para muitas pessoas, é uma das mais desconhecidas. Ela está diretamente ligada a situação da economia brasileira. Estamos falando da Selic. Chegou a hora de você entender o seu significado.
A Taxa SELIC é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é utilizada como referência para o cálculo das demais taxas de juros cobradas pelo mercado e para definição da política monetária praticada pelo Governo Federal do Brasil. A meta para a taxa SELIC é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
Você lembra que ela subiu no último mês para 7,50%?
O que isso representa para você e sua família?
É a Selic que dá a medida das outras taxas de juros usadas no país, como por exemplo, a do cheque especial, do crediário, dos cartões de crédito, da poupança. É a partir dela que os bancos calculam quanto cobrarão de juros para conceder um empréstimo.
Se os seus pais decidirem fazer um empréstimo, quanto menor a Selic, mais “barato” ficará para eles, ou, se eles comprarem a prazo, por exemplo.
Mas saiba que a relação entre a Selic e o seu bolso não é direta. Ou seja, quando o Banco Central reduz a Selic, essa queda demora a chegar ao consumidor.
Por outro lado, os juros altos diminuem o consumo, o que certamente prejudicará as vendas e as empresas. Quando as empresas não crescem, há mais desemprego, e a economia encolhe.
O que acontece na Economia reflete no cotidiano de toda a sociedade, inclusive, em sua casa!
A partir de agora você ficará antenado nas decisões tomadas a cada reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), pois, já sabe que as decisões ali tomadas, afetarão não apenas o bolso de sua família, mas também nos rumos do crescimento do país.
O assunto ainda não se esgotou!
Até o próximo!