Seguros cobrem danos em manifestações?

Nas últimas semanas o foco das atenções e discussões esteve nas manifestações que têm tomado conta do país. Porém, estas iniciativas não têm sido 100% pacíficas, resultando na danificação e depredação do patrimônio público e particular. Os danos causados pelos atos de vandalismo serão cobertos pelo seguro?
Muitas pessoas que tiveram o seu carro danificado em consequência das manifestações, ao acionar a seguradora em busca de indenizações ficaram surpresas!
Segundo o advogado especialista em seguros Antonio Penteado Mendonça “A maioria dos seguros de veículos atualmente em vigor não tem cobertura para tumultos e exclui expressamente vandalismo”. Sendo assim, estes segurados não serão indenizados.
Vale esclarecer que a garantia para o risco de tumultos existe sim e pode ser contratada. Mas, para isso, é necessário que o cliente solicite a inclusão desta garantia na apólice. “A cobertura para tumultos não é nova, ela só não estava sendo contratada, porque este tipo de evento não estava acontecendo faz muitos anos”, explica o advogado.
No Brasil, eventos como os atuais não são comuns, e justamente por esse motivo, as pessoas não se preocupavam em ver essa cláusula presente em seus contratos.
Talvez a partir de agora, uma cobertura adicional para tumultos e para outras situações comecem a ser exigidas, de forma que o prejuízo em incidentes muitas vezes inimagináveis não acabem pesando no bolso do motorista.
As seguradoras a partir dos últimos eventos ficarão mais reticentes em oferecer garantia de tumultos, tanto para veículos como para riscos patrimoniais.
Fique atento!
Até o próximo!
FONTE: http://vilamulher.terra.com.br