São Paulo é cidade mais cara da América do Sul

São Paulo é a cidade mais cara das Américas para estrangeiros. A lista foi feita comparando preços de mais de 200 produtos e serviços, incluindo alimentação, transporte, moradia, entretenimento, roupas e itens de necessidade doméstica em 214 cidades em cinco continentes.
São Paulo ocupa o 19º lugar no ranking elaborado pela empresa de consultoria econômica Mercer, uma queda em relação à lista compilada em 2012, na qual ocupava o 12º lugar. A cidade chegou ao 10º posto na lista em 2011. Em 2010, ocupava o 21º lugar.
Segundo a consultoria, a queda registrada em 2013 se deve ao enfraquecimento do real em relação ao dólar.
Mesmo com esta queda, São Paulo ainda está à frente de cidades como Vancouver, no Canadá (64º lugar) e Nova York, a cidade-base do ranking e a mais cara dos Estados Unidos.
A pesquisa é realizada considerando os gastos potenciais de executivos que estão trocando de país. Os valores considerados, incluindo as taxas de câmbio, são do mês de março de 2013.
Segundo Fabiano Cardoso, consultor sênior de Capital Humano da Mercer, a oscilação de São Paulo nos últimos anos, entre a 10ª e a 21ª posição no ranking, se devem principalmente às flutuações do câmbio.
Em 2011, com o real mais valorizado em relação ao dólar, a cidade se tornou mais cara. Em 2013, com o dólar cerca de 15% mais valorizado, os preços na cidades se tornaram um pouco mais suaves para os estrangeiros.
As Cidades mais caras!
Na lista de 2013, Luanda, a capital de Angola, subiu uma posição e agora é a cidade mais cara do mundo para estrangeiros. No ano passado, esta posição era ocupada por Tóquio, que em 2013 caiu para o terceiro lugar.
No segundo posto está Moscou, na Rússia e no quarto, outra cidade africana, N’Djamena, no Chade.
Para saber mais, acesse:
Até o próximo!