Rio +20: faça pelo planeta e pelo seu bolso

O desenvolvimento sustentável está na pauta das discussões da Rio +20. Os esforços da sociedade estão concentrados para que o homem encontre uma maneira de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente.
Precisamos encontrar um equilíbrio entre o homem e a natureza e descobrir soluções que minimizem o impacto de nossas ações sobre o meio ambiente.
Saiba como simples ações no dia a dia poderão reduzir o impacto negativo do homem sobre o planeta, além de representar uma economia no bolso da sua família.
Já se passaram 20 anos da “ECO-92” e aqui estamos, novamente reunidos discutindo o futuro do planeta na “Rio +20”, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
Precisamos analisar o progresso que houve desde 1922 no que se refere ao desenvolvimento sustentável, mas um fato é certo, ainda há muito o que fazer.
Esperamos com a “Rio +20” um comprometimento político dos líderes mundiais para que medidas e ações efetivas sejam criadas para que possamos conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Serão debatidos a contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza.
Sabemos que o homem ainda não encontrou um equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente. Como podemos produzir sem degradar com o meio ambiente? Como um planeta que a cada dia se torna mais populoso pode caminhar em sintonia com o meio ambiente? Como a sociedade pode se desenvolver de maneira sustentável? Como fazer a nossa sociedade mais justa? Como diminuir a pobreza? Como reduzir a desigualdade social?
Segundo Lester Brown, fundador do Worldwatch Institute, “sociedade sustentável é aquela que é capaz de satisfazer suas necessidades sem comprometer as chances de sobrevivência das gerações futuras”.
Nesse contexto, temos que encontrar um equilíbrio entre o homem e a natureza. Somos consumidores dos recursos naturais e geradores de poluição. Então, como encontrar o equilíbrio?
As empresas e a sociedade precisam se conscientizar da importância de práticas sustentáveis no dia a dia. Precisamos encontrar práticas e atitudes que minimizem o impacto negativo que temos sobre o meio ambiente, descobrir meios alternativos de geração de energia e subsistência para preservarmos a qualidade de vida das presentes e das futuras gerações.
As mudanças climáticas assustam a população mundial e sinalizam que o planeta está pedindo socorro! Através de pequenas ações podemos contribuir para um mundo sustentável e para uma efetiva mudança no planeta.
Por isso, o futuro do planeta está em nossas mãos. Preste atenção nas práticas socioambientais que você pode colocar em prática no dia a dia. Elas estão baseadas no Manual SOS Sustentabilidade formulado pela Believe Comunicação Viva, juntamente com a Fundação Getúlio Vargas:
• Separe os materiais recicláveis do lixo orgânico e do material que não pode ser reciclado. Não esqueça, mais da metade do lixo da sua casa pode ser reciclado!
• Ao invés de ligar o ar condicionado, abra as janelas! Se por acaso, o calor persistir, use o ar condicionado, porém, aumente em 2 graus. Você sabia que com essa atitude, evitará que 900kg de dióxido de carbono por ano subam para a atmosfera? O ventilador consome menos energia que o ar condicionado.
• Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes mais econômicas. Elas gastam até 65% menos de energia e podem durar até 10 vezes mais. Dessa forma, você também contribuirá para a redução de geração de resíduos, sem contar a economia que representará na sua conta de energia.
• Quando comprar um eletrodoméstico, escolha os mais eficientes. É possível identificá-los pelo selo do Procel (nas marcas nacionais) ou Energy Star (nos importados). Eles contribuirão para a diminuição da sua conta de luz e sobretudo, contribuirão para o uso mais eficiente de energia elétrica.
• Ao cozinhar, mantenha a panela fechada. Dessa forma, você concentra mais calor e consequentemente economiza gás de cozinha.
• Aproveite sempre os dois lados da folha de papel. Faça rascunho com folhas que você não utilizará, como por exemplos, relatórios, trabalhos escolares. Poupe o corte de muitas árvores! E não esqueça que essa mudança de hábito também poderá representar uma economia para o seu bolso.

A fabricação de papel exige a derrubada de mais árvores, contribuindo para o aquecimento global e diminuindo a qualidade do ar e da água. Além disso, o cloro utilizado para o branqueamento é contaminante. Por isso, opte pelo papel reciclado!
• Quando sair do computador, desligue o monitor. Você sabia que as proteções de tela também gastam energia?
• Racionalize o uso de pilhas, procure usar pilhas recarregáveis. E na hora de descartá-las, deposite-as em caixas coletoras específicas. Lembre-se que elas contaminam a água e o solo, com mercúrio e cádmio, e a atmosfera com vapores tóxicos.

• Não deixe os aparelhos eletrônicos no modo de espera (stand-by). Fique atento à conta de luz da sua casa!
• Apague todas as luzes desnecessárias na sua casa, na escola, nos banheiros públicos, shoppings e afins. Você pode não ser o responsável pelo pagamento da conta de luz, mas tenha certeza que esse gesto refletirá em todo o planeta.
• Evite tirar o carro desnecessariamente da garagem. Compartilhe o seu carro, pratique a “carona solidária”. Compre um carro de acordo com as suas necessidades, pois os veículos maiores consomem e poluem mais. Escolha modelos do tipo flex fuel que estão mais alinhados às normas de proteção ao meio ambiente. Não esqueça que a queima dos combustíveis fósseis, como o diesel e a gasolina, é a maior responsável pela emissão de gases do aquecimento global.

• Use a secadora quando não tiver outra opção. Procure secar as roupas no varal. Aquele hábito de colocar roupas e sapatos para secar atrás da geladeira deve ser abolido!
• Não esqueça que a água é um recurso esgotável, por isso, fique atento na hora do banho e ao escovar os dentes. Para saber como economizar, leia o texto “Se liga no desperdício”!
• A mangueira de água não foi feita para varrer a calçada. Utilize a vassoura!
Uma dica importante é praticarmos os três erres: reduzir, reutilizar e reciclar!
Saiba que todos somos necessários para salvar o planeta!
Fonte:
http://www.ecodesenvolvimento.org.br