Quais os desafios enfrentados no empreendedorismo feminino?
Em um mundo em que meninas ainda têm o direito à educação negado em vários países, o empreendedorismo feminino continua sendo uma tarefa desafiadora. O primeiro obstáculo é a falta de oportunidades.
O fato de o ramo dos negócios ainda ser predominantemente masculino faz com que muitas mulheres se sintam desencorajadas ou mesmo encontrem as portas fechadas para se tornarem donas do próprio empreendimento.
Isso gera, inclusive, o segundo desafio: a descrença quanto ao potencial. Uma visão incorreta ainda faz com que muita gente encare que uma mulher é menos capaz de ter pulso firme ou de comandar uma empresa de sucesso.
Além de tudo, há a questão do tempo. Como 90% das mulheres fazem tarefa doméstica, contra apenas 40% dos homens, as empreendedoras precisam conciliar mais coisas no seu dia. O cuidado com a família, com o negócio e consigo mesma gera uma dificuldade para administrar tudo isso.
Quais são as vantagens ao empreender?
Ao mesmo tempo, superar esses desafios é bastante recompensador. Falando sobre o empreendedorismo feminino, quando a mulher consegue empreender, uma das maiores vantagens é que ela conquista a independência financeira. Com isso, consegue realizar mais sonhos e construir a vida que sempre desejou.
Além disso, tornar-se uma empreendedora também ajuda na realização pessoal e profissional. Ao chegar ao sucesso, a mulher se sente muito mais satisfeita com a própria vida.
Para o mercado, a diversificação e as novas possibilidades trazidas pela presença feminina são igualmente positivas. Ao chegar a um ambiente predominantemente masculino, a mulher que empreende traz novas soluções e oportunidades a serem exploradas.
Como mulheres podem empreender com sucesso?
Empreender, por si só, não é uma tarefa fácil. É necessário ter uma boa ideia, comprometer-se com ela, criar um bom produto e vencer a burocracia, ainda mais estando no Brasil. Do ponto de vista feminino, algumas dicas extras podem ajudar a chegar ao sucesso. Confira:
Qualificação é indispensável
Como é provável encarar alguns desafios a mais na hora de empreender sendo mulher, uma das formas de vencer as dificuldades é se qualificando de maneira consistente.
É importante buscar novas formas de se manter em dia com o mercado, além de procurar por cursos e especializações.
Isso cria mais preparação para os desafios técnicos e gera mais confiança para a conquista dos resultados esperados.
Tomar as decisões certas faz a diferença
No mundo do empreendedorismo, praticamente não há espaço para erros. Ao estar no começo da atuação e sendo mulher, é ainda mais importante acertar, tanto quanto possível.
Deve-se buscar formas de embasar as tomadas de decisões com dados e informações úteis.
Usar relatórios gerenciais e contábeis, por exemplo, é uma forma de ter uma visão mais completa e adequada do que deve ser feito em seguida.
Manter a perseverança é fundamental
Os desafios existem e, muito provavelmente, surgirão no caminho. Porém, isso não é motivo para deixar de lado o sonho de ser empreendedora. Mais ainda do que os homens que empreendem, é muito importante manter altos níveis de perseverança.
Buscar saídas criativas e acreditar no próprio potencial são ações que ajudam a chegar ao destino final, que é o sucesso. É importante não desistir enquanto houver recursos para fazer o empreendimento dar certo.
Cercar-se de pessoas competentes leva ao sucesso
Tão importante quanto o que você faz é o que as pessoas ao seu redor farão pelo negócio. Estar cercada de pessoas capazes pode alavancar o empreendimento e, finalmente, levá-lo ao sucesso.
Contar com profissionais capacitados para executar as funções e ter um bom contador são exemplos. É preciso tratar bem essas pessoas e garantir uma relação frutífera para ambos.
Além disso, fazer networking também é uma forma de estar perto de quem é muito capaz. Assim, tocar o negócio deixa de ser uma tarefa solitária e passa a ser mais colaborativa do que nunca.
Até o próximo!