Propaganda e Educação Financeira Infantil
Todos nós sabemos que as crianças e adolescentes fazem parte da cultura do consumo. Nenhum de nós nasceu consumista, mas esse é um comportamento aprendido desde cedo, muito cedo. O hábito de comprar em excesso é uma característica marcante em muitas famílias onde os filhos acabam tornando-se consumistas mirins.
Um mundo de consumo repleto de cores e novidades é apresentado para as crianças no cotidiano. As propagandas, as vitrines, o brinquedo novo do colega, a mochila do super-herói preferido, o celular com aplicativos incríveis, fica difícil resistir! E os pequenos espertos e atentos acabam direcionando a decisão dos pais.
Afinal, quem resiste a um pedido bem feito e aos olhinhos felizes ao ganhar o objeto de desejo? A criança nos toca a emoção, acabamos cedendo e comprando mais um presente. O período de contentamento com o novo “brinquedo” passa e lá está a criança novamente querendo outra coisa! É um ciclo sem fim.
Fazendo um recorte nesse cenário, temos de um lado a publicidade cumprindo seu papel de difusão comercial de produtos e do outro os consumidores. Olhando para os consumidores mirins conseguimos ver pais inseguros em colocar limites na hora das compras e muitos outros buscando o equilíbrio entre agradar seu filho, mas no momento certo.
A Educação Financeira Infantil é um caminho seguro para ensinar seu filho a consumir com responsabilidade. Apenas abolir as campanhas publicitárias infantis não resolverá o problema do consumismo!
Saiba mais:
http://dinheirama.com
Até o próximo!