• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Consumo Consciente

  • Home
  • Artigos
  • Consumo Consciente
  • Por que compramos por impulso?

Por que compramos por impulso?

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 21/09/2013

 

Quem não adora fazer uma comprinha para quebrar a rotina e se sentir mais feliz? Consumir é, sem dúvida, um ato de prazer. Porém, muitos pagam um alto preço pelo consumo por impulso.

Não raro, guarda-roupas estocam roupas e sapatos sem uso, estantes acumulam livros não lidos e filmes não assistidos e alimentos são perdidos após ultrapassarem a data de validade. Da mesma forma, férias, eletrônicos, automóveis e outros itens de padrão superior ao que cabe no bolso das famílias as fazem acumular dívidas e comprimem o orçamento. São exemplos de dinheiro desperdiçado que diminuem o poder de compra.

Entretanto, é possível driblar essa impulsividade se você estiver consciente para os dois maiores motivos que nos levam a perder o controle diante de um apelo de marketing: represamento de vontade e falta de objetivos claros a alcançar.

O represamento de vontade acontece quando a pessoa não consegue priorizar, em seu orçamento, verbas para itens importantes para sua qualidade de vida e realização pessoal, como estar na moda ou sair com amigos. Sem estabelecer isso como prioridade, destina-se uma verba maior para itens menos recompensadores, como a moradia, o carro e a escola das crianças. Em outras palavras, adota-se um estilo de vida que limita a condição para curtir o que traria prazer.

Com isso, a vontade vai se represando, aguçando nosso cérebro para se defender da escassez. Depois de certo tempo, qualquer oportunidade de consumo acaba se transformando em escolhas impulsivas. É nosso cérebro dando o comando para tirar o atraso e também para adiantar o consumo dos próximos meses, como forma de se prevenir contra a falta. A solução? Ir mais vezes às compras, ou seja, estabelecer verbas para consumo regular do que é importante, e consequentemente diminuindo a verba para outros itens.

Ter objetivos claros a alcançar é outra forma de conter a impulsividade. Por não tirarem um tempo para organizar suas vidas e fazer planos, muitos se sentem frustrados e não entendem exatamente o porquê. Para quem não consegue obter realização cotidiana por outros meios, o prazer das compras funciona como uma válvula de escape.

Quanto menos felizes com a vida estivermos, estaremos mais carentes e propensos a ceder aos diversos estímulos de marketing. Quando uma mulher sai de uma loja com cinco pares de sapatos, pode ser que a necessidade não tenha sido os sapatos, mas sim o prazer de se ver bela, bem atendida, bajulada e cuidando de si. Não precisava de sapatos, mas sim da compra. Se, por outro lado, tivesse algum grande motivo para dizer não a um instante de prazer, provavelmente agiria menos por impulso. Quem está poupando arduamente para as férias dos sonhos terá o mesmo apetite para se realizar diante de uma vitrine? Provavelmente, não.

Antes de culpar seu parceiro ou seus filhos pela irritante propensão a comprar supérfluos, que tal conversarem sobre sonhos? Façam planos, corram atrás deles. Curtam mais a vida, para que o prazer das compras fique pequeno diante do resto.

Até o próximo!

FONTE: www.maisdinheiro.com.br

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:alto, compramos, Consumo, Dinheiro, dívidas, educação financeira para criança, Família, impulsividade, impulso, marketing, mulheres, orçamento, pagar, Planejamento, por, por que, preço, resistir, roupas, sapatos, sonhos, vitrine

Arethuza Helena Zero

Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

Como criar um filho que saiba lidar com o dinheiro
21/09/2013

Next post

O Domínio do Dinheiro
22/09/2013

You may also like

educa-foto-195
O plástico invisível no dia a dia: o impacto no bolso, na saúde e no futuro
20 janeiro, 2026
educa-foto-269
Mais sabor, menos desperdício: Educação Financeira na Ceia de Natal
18 dezembro, 2025
educa-foto-80
Amor não se parcela: um convite a ressignificar o presente de Natal
16 dezembro, 2025

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crédito Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Empresa
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Mulheres
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Peso no Bolso
  • Saúde Financeira
  • Vídeos
  • violência financeira e patrimonial

Últimos Artigos

Quer sair das dívidas? Veja 12 dicas para quitá-las e voltar ao controle financeiro
12ago2026
Adulto endividado não nasce pronto: a educação financeira começa na escola
11ago2026
Férias: Invista em Memórias
17jul2026

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 99702-0845

contato@educafinanceira.com.br

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.