• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Dinheiro

  • Home
  • Artigos
  • Dinheiro
  • Planejamento financeiro para 2019 – comece o ano no azul

Planejamento financeiro para 2019 – comece o ano no azul

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 15/01/2019

Para que o ano novo não traga mais dívidas, comece agora (ou reveja) o seu planejamento financeiro para um 2019 com mais tranquilidade no orçamento.
Mais da metade dos brasileiros admite que não faz um planejamento financeiro de forma organizada.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que 48,5% dos entrevistados assumem que deixam a desejar quando o assunto é planejar as finanças.

E não é por falta de conhecimento! De acordo com o levantamento do SPC Brasil, a falta de disciplina é a principal causa apontada por quem ainda não conseguiu controlar o próprio orçamento. É exatamente por isso que a educação financeira é tão importante na atualidade.

Se você precisa de dicas práticas e simples para começar a assumir o controle do seu dinheiro, este é o momento:

 

Coloque tudo no papel

De modo geral, o brasileiro sabe que precisa anotar as suas despesas para um controle mais efetivo das finanças. É por isso que 74,8% dos entrevistados atribuíram uma nota de importância maior que 8 para o controle das despesas da casa quando se trata de ter uma vida financeira saudável. E para anotar cada gasto, vale tudo! Blocos de anotações, cadernos, planilhas, enfim: use o que estiver ao seu alcance. Felizmente, a tecnologia permite que o planejamento financeiro esteja, literalmente, ao alcance das suas mãos por meio dos aplicativos para tablets e smartphones.

 

Pague suas dívidas e organize suas contas

Com a receita extra proveniente das parcelas do 13o salário, muita gente comete o erro de usar essa quantia apenas para consumir mais, muitas vezes estimulados pela publicidade intensa das festas de fim de ano.

O ato de comprar pode provocar uma sensação de bem estar, euforia e relaxamento, o que induz os consumidores a agirem por impulso em busca desse tipo de recompensa. Além disso, o bombardeio publicitário e as facilidades do parcelamento dão a falsa impressão de que essas compras não vão abalar o próprio orçamento.

Mas se você está endividado ou se sua balança financeira está desequilibrada, controle seus impulsos e tente quitar as suas dívidas o mais rápido possível, ou, no mínimo, negociá-las oferecendo uma boa entrada aos seus credores.

 

Planeje os gastos do começo do ano

Depois do Natal, Ano Novo e todo aquele clima de festas, muitas pessoas levam um choque de realidade ao se depararem com as dívidas que acumularam no último mês do ano e com as despesas que são características do início do ano, como IPVA, IPTU, matrículas e materiais escolares.

Quando se trata dos impostos, avalie sempre a possibilidade de pagá-los à vista para aproveitar os descontos. E a principal dica para economizar na compra dos materiais da escola é sempre a pesquisa de preços. Consulte várias lojas, várias marcas e, se for possível, junte-se a outros pais e mães para compras coletivas, em que é possível pechinchar e conseguir mais descontos.

 

Planeje uma reserva de emergência

O Ano Novo é um período de otimismo, boas vibrações e, principalmente, esperança. Porém não podemos esquecer que, na realidade do cotidiano, todos nós estamos sujeitos a imprevistos: contas não planejadas, desemprego e problemas de saúde.

Sem um planejamento financeiro eficaz e uma reserva de emergência para suprir essas demandas, o caos se estabelece no orçamento e o equilíbrio nas finanças se desfaz completamente! Mas como conseguir construir uma reserva?

O ideal é manter uma quantia em reserva equivalente a pelo menos seis meses de salário, que pode ser, por exemplo, o tempo médio para a recolocação no mercado de trabalho. Mas mais importante do que o valor total do montante é a disciplina em estabelecer uma meta.

Esperar sobrar o dinheiro para guardar pode ser uma armadilha. Os apelos ao consumo estão por toda parte e é muito fácil ceder. A reserva deve ser encarada como um compromisso mensal. Mesmo que seja pouco, pois mês após mês a quantia vai crescendo com o reforço dos juros.

 

Planeje como quitar suas dívidas

Estabeleça metas para você mesmo!
Talvez você já tenha ouvido algumas dessas dicas, mas ainda não conseguiu colocá-las em prática. Você com certeza não é o único! As pessoas não se dão conta de que o tempo passa e que é preciso estabelecer um compromisso com os objetivos financeiros o quanto antes.

Para muitos, planejamento financeiro é sinônimo de privação, mas a realidade não precisa ser assim!

É preciso lembrar que o conceito de bem-estar financeiro prevê, entre outros aspectos, que o consumidor possa desfrutar o presente. Mas, cria-se um problema quando o foco no presente compromete o futuro.

Uma dica bastante prática é, após ter suas reservas financeiras, destinar uma parte do orçamento para o lazer e, claro, permanecer dentro desse limite.

Feliz 2019!

Saiba mais:meubolsofeliz.com.br

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:2019, Dinheiro, dívida, Educação Financeira, finanças, planejamento financeiro

User Avatar
Arethuza Helena Zero

Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

Dicas para não cair na "black fraude"
15/01/2019

Next post

Como se preparar para os impostos do começo de ano
15/01/2019

You may also like

Endividamento atinge 78,3% das famílias brasileiras, diz CNC
13 julho, 2023
educa-foto-257
Com inflação e juros altos, vale-refeição dura apenas 11 dias
22 março, 2023
Dinheiro é limitado
24 setembro, 2022

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crédito Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Saúde Financeira
  • Vídeos
  • violência financeira e patrimonial

Últimos Artigos

15 dicas para economizar com o material escolar e proteger o meio ambiente
09nov2023
Evite sustos no seu bolso neste Halloween
30out2023
Violência patrimonial e financeira contra pessoas Idosas
26out2023

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 99702-0845

contato@educafinanceira.com.br

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site