Pirâmides Financeiras: como funcionam?

Os esquemas de pirâmides financeiras têm se multiplicado no mundo todo. Você já ouviu falar? Conhece alguém que participa? Esse tipo de proposta de ganhos financeiros altos ganhou popularidade na década de 1920, quando um cidadão italiano, criou nos Estados Unidos o “Esquema Ponzi”.
Charles Ponzi foi pioneiro nas fraudes piramidais. Ele liderou um esquema de venda de selos do correio americano e prometia 50% de rendimentos em 45 dias a todos que investissem no negócio. Esse esquema durou alguns meses e atraiu muitos investidores. Entretanto, com o tempo, o número de investidores na base da pirâmide cresceu demais e a pirâmide desmoronou.
Quer entender como funcionam as Pirâmides Financeiras?
Para que você entenda melhor, as Pirâmides Financeiras são modelos comerciais não sustentáveis. Nesse tipo de negócio, há o recrutamento de pessoas que queiram investir uma quantia de dinheiro em troca de lucros atrativos. Para isso, essas pessoas devem convencer novas pessoas a entrarem no esquema.
A promessa de ganhos é exponencial!
Na pirâmide financeira, não há finalidade lícita de negócio. O objetivo é a obtenção de lucros elevados e rápidos. Para isso, é feito o recrutamento enganoso de muitas pessoas, caracterizando uma conduta criminosa.
Uma pirâmide ocorre quando a remuneração das pessoas que estão no topo depende da entrada de novos investidores, novos consumidores. Chega um momento em que a pirâmide não é mais sustentável. É impossível manter a remuneração de todos os participantes da pirâmide porque, em um determinado momento, vai precisar de mais pessoas do que existe no país, em uma cidade ou até mesmo no mundo.
A Lei 1.521, que trata de crimes contra a economia popular, prevê penas de seis meses a dois anos de detenção para práticas de obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos, “bola de neve”, “cadeias” e quaisquer outros equivalentes.
Os esquemas fraudulentos podem, ainda, configurar lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, delitos cujas penas são mais severas, chagando a 10 anos de reclusão e multa.
Algumas oportunidades de marketing multinível têm sido apontadas como pirâmides. O Ministério da Justiça determinou uma investigação sobre a empresa TelexFree, por ter encontrado indícios de que ela promove uma pirâmide financeira, o que é proibido no Brasil.
O consumidor deve estar atento a ganhos fáceis, ganhos altos, ganhos que dependam da entrada de novas pessoas, e também ficar sempre atento a riscos.
FONTE:
http://www.sitedecuriosidades.com