Perguntas sobre deflação: causas e efeitos

Quando os preços caem de forma persistente, as consequências podem ser tão ruins ou até piores que as da inflação alta. Entenda as causas e efeitos da deflação lendo as perguntas a seguir:
O que é deflação?
A deflação acontece quando os preços dos produtos e serviços que circulam na economia caem. Ela pode ser pontual ou acontecer por um período mais longo. Como um termômetro que mede a temperatura do corpo, a deflação pode sinalizar que algo não vai bem na economia e que é preciso fazer um diagnóstico.
Por quanto tempo os preços precisam cair para uma economia estar em deflação?
Alguns economistas definem um tempo mínimo de 1 ano para um processo deflacionário. A queda nos preços precisa ser generalizada, não apenas em um item. Precisa de uma sequência. Um mês ou outro é apenas uma flutuação atípica.
O que pode levar os preços a caírem?
Há várias causas. A mais comum é a recessão, que derruba a procura por certos produtos e serviços. A deflação também pode vir pelo aumento da oferta, quando há um excedente de mercadorias sem pessoas dispostas a comprá-las. Quando há menos moeda em circulação (pelo aumento da poupança, por exemplo), os preços também tendem a cair.
Quem mais perde com a deflação?
Todo mundo perde, mas os devedores são os mais prejudicados, especialmente os que contraíram crédito no longo prazo. Se os preços caírem muito, quem financiou um imóvel por 20 anos terá que pagar mais do que o bem passou a valer, por exemplo. Isso também compromete a atividade dos bancos, que passam a emprestar menos, com menos gente disposta a contrair empréstimos na expectativa de que os preços continuem recuando. Pela lógica, é melhor guardar o dinheiro para pagar um valor menor no futuro.
Por que a deflação é ruim para a economia?
Quando há expectativa de que os preços caiam, os consumidores e empresários deixam de comprar e investir, apostando que os preços cederão ainda mais no futuro. Isso alimenta uma nova queda de preços e puxa a economia para baixo. Se ninguém consome, ninguém vende, e as empresas são forçadas a ofertar seus produtos abaixo do custo. Vender abaixo do custo gera prejuízos e leva a demissões, nutrindo a retração da economia.
Quais os efeitos negativos da deflação?
Se for apenas um episódio, a deflação pode ser uma mera correção de preços relativos – como um aumento muito forte no passado que será corrigido por uma queda de intensidade parecida – ou uma condição localizada em um determinado mercado – como a queda de preços agrícolas pela boa safra. Quando ela é persistente, virá acompanhada por destruição de postos de trabalho e de empresas. Nesse último caso, as consequências podem ser mais duradouras, pois podem comprometer a capacidade de investimento e de recuperação futuras.
Até o próximo!