Pense antes de fazer um cartão fidelidade

Quando o assunto é cartão fidelidade a melhor maneira de evitar prejuízos é ter atenção antes preencher o cadastro, principalmente às cláusulas contratuais e aos prazo.
Os programas de fidelidade estão cada vez mais populares no comércio. Consumidores podem aderir em supermercados, farmácias, postos de gasolina e restaurantes, entre outros estabelecimentos. Todos têm uma promessa em comum: garantir descontos e brindes ao cliente.
Os benefícios, entretanto, escondem uma série de desvantagens. A melhor maneira de evitar prejuízos é ter atenção antes preencher o cadastro, principalmente às cláusulas contratuais e aos prazos.
Muitas vezes, o consumidor acaba gastando mais por não pesquisar preços. O objetivo da fidelização é fazer a loja criar um vínculo com o cliente. O consumidor deve ter consciência de que o brinde não é uma gratificação e sempre tem um custo, geralmente embutido nos produtos. Acontece muito de a pessoa comprar apenas no lugar em que recebe descontos e parar de acompanhar valores em outros estabelecimentos. Nesses casos, alguns itens saem mais caros, mesmo com os abatimentos e brindes.
Além disso, muitos clientes enfrentam problemas na hora de trocar os pontos. A loja tem a obrigação de deixar claras as regras de utilização do benefício e deve disponibilizar o contrato.
Muitos não sabem, por exemplo, qual é o prazo no qual a vantagem expira e acaba perdendo. Nesses casos, o usuário deve procurar o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon). Se alguma cláusula contratual tiver dupla interpretação, a mais vantajosa ao consumidor deve ser adotada. Caso contrário, o estabelecimento pode ser multado.
Fique atento!
Até o próximo!
FONTE: http://www.correiobraziliense.com.br