• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Diversos

  • Home
  • Artigos
  • Diversos
  • Pais reclamam da lista de materiais das escolas particulares

Pais reclamam da lista de materiais das escolas particulares

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 19/01/2014

 

Na hora de adquirir materiais escolares, as queixas são principalmente sobre a exigência de material coletivo, o que é proibido por lei, e a não especificação do uso dos produtos solicitados.

A bacharel em direito Raíres Cunha trocou os filhos de escola este ano. No momento da matrícula, pagou uma taxa estipulada pela escola para a aquisição de materiais, como caixa de giz, pincel e cola. Quando veio a lista de material individual, uma surpresa: lá estavam elencados materiais bem parecidos. Em uma lista, pedia-se uma cola de 1 litro, na outra, a mãe deveria comprar duas colas brancas.

No Distrito Federal, mais de 200 pais procuraram a Associação de Pais de Alunos das Instituições de Ensino (Aspa-DF) para reclamar de possíveis abusos e tirar dúvidas sobre listas de materiais escolares. As queixas são principalmente sobre a exigência de material coletivo, o que é proibido por lei, e a não especificação do uso dos produtos solicitados. A entidade recebeu reclamações também de pais de outros estados.

“Acho um absurdo. Se eles pedem um valor para comprar material de uso coletivo das crianças, por que a gente tem que comprar mais material ainda?”, reclama Raíres. “Aqui [aponta a lista coletiva] diz que a gente paga um pincel. Na outra [individual], pedem outro pincel”.

Tudo isso pesa no bolso. O presidente da Aspa-DF, Luis Claudio Megiorin, calcula que todo o material solicitado no início do ano letivo e durante o ano, como os extras, representam um acréscimo de 15% a 20% no gasto anual das famílias com a mensalidade escolar.

Fique atento!

Até o próximo!

FONTE: http://www.edufin.com.br/edukids/2014/01/16/pais-reclamam-da-lista-de-materiais-das-escolas-particulares-administradores/

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:abusiva, compra, Despesas, educação financeira para criança, escolas particulares, filhos, início do ano, lei, lista, material coletivo, material escolar, Pais, proibido

author avatar
Arethuza Helena Zero

Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

O peso dos impostos sobre o material escolar
19/01/2014

Next post

Mensalidade escolar
19/01/2014

You may also like

Estatuto do Idoso x Finanças
7 agosto, 2021
Violência Financeira contra Idoso é crime!
5 agosto, 2021
Violência patrimonial, quase invisível, arrasa a vida de mulheres
4 agosto, 2021

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crédito Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Saúde Financeira
  • Vídeos

Últimos Artigos

Comprar por impulso: como evitar?
10fev2022
O que é compra por impulso?
09fev2022
Compras por impulso: como saber se tenho este hábito?
08fev2022

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 99702-0845

[email protected]

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site