Pais não falam sobre dinheiro

Nos dias de hoje conversar com os filhos sobre os mais diversos assuntos é algo muito comum. Entretanto, por mais que pareça estranho, falar de dinheiro ainda é uma tarefa difícil para muitos pais. Você conversa sobre dinheiro com os seus filhos?
Pesquisas já demonstraram que para a maioria dos pais é mais fácil falar sobre drogas e sexo com os filhos do que sobre finanças.
Apesar de parecer uma coisa simples, um assunto comum, o tema dinheiro ainda não entrou na pauta das discussões entre pais e filhos.
Atualmente, a falta de tempo dos pais com os filhos tem sido a justificativa para muitos problemas, mas neste caso, a falta de diálogo acontece por outras razões. Muitos pais sentem dificuldades de lidar com o orçamento familiar, estão endividados e por isso se sentem pouco à vontade em conversar sobre o assunto com os filhos.
Muitos pais se consideram incapazes de falar sobre finanças, pois têm problemas em organizar as finanças e controlar o orçamento. Então, como conversar com os filhos?
O diálogo é fundamental! Pais e filhos precisam falar sobre o assunto!
É de extrema importância a família se prevenir de problemas futuros. Especialistas afirmam que o endividamento exagerado durante toda a vida e uma terceira idade com muitas dificuldades financeiras são algumas das consequências mais prováveis da falta de diálogo e de educação financeira nas famílias.
Através do diálogo os pais contribuirão para que os seus filhos se tornem capazes de gerir os seus recursos com muito mais consciência e prudência, não se tornando devedores crônicos, como muitos pais.
Os pais não devem esconder dos filhos os problemas financeiros da família. E devem sempre mostrar como foi difícil adquirir determinado bem, seja uma televisão, um carro ou um apartamento.
As crianças precisam saber das dificuldades enfrentadas pelos pais. Adquirir um bem requer esforço, trabalho e dedicação. O seu filho precisa saber disso, o quanto antes! Não se esqueça!
Até o próximo!