Oito Passos Essenciais a Serem Ensinados

Ensinar a lidar com as finanças, demonstrando a relação que existe entre trabalho e dinheiro, é dos aspectos mais importantes a serem perseguidos na educação de nossos filhos. É uma das melhores coisas que podemos fazer pelo futuro deles.
1 – Apresente a seus filhos as moedas e cédulas. Ensine-lhes a melhor maneira de conservá-las. Mostre os detalhes de identificação e instrumentos de segurança utilizados para dificultar as falsificações.
2 – Mostre que você realmente respeita o dinheiro. Cada vez que você se preocupa em recolher do chão uma pequena moeda, por menor que seja o valor, está ensinando a seus filhos que eles devem ser cuidadosos mesmo com pequenas quantias. O mesmo raciocínio vale para a hora do troco. Quando você confere se a quantia está correta, em vez de colocá-la direto na carteira, está ensinando seus filhos a permanecerem atentos em relação às finanças.
3 – Desde cedo, estimule seus filhos a fazerem escolhas financeiras. Em muitas famílias, a mesada não é utilizada apropriadamente e funciona apenas como uma transferência sem compromisso de recursos dos pais para os filhos. Ensinar a elaborar um orçamento, considerando as necessidades de gastos, vai prepará-los para se organizarem em relação ao dinheiro que recebem.
4 – Provoque seus filhos a perceberem que dinheiro não existe apenas para gastar. Incentive-os a estabelecer metas para uma pequena poupança. Com o tempo eles perceberão que ser capaz de cumpri-las é tão prazeroso quanto consumir.
5 – Certifique-se de que seus filhos compreendem a relação que existe entre o trabalho e as finanças. Sobretudo, preocupe-se em reforçar que a ética deve estar sempre envolvida no ganho e no uso do dinheiro.
6 – No momento apropriado, encoraje seus filhos a iniciarem algum tipo de experiência profissional. Não importa se abrindo um pequeno negócio, ou se envolvidos num estágio, atividades como essas vão levá-los a perceber, na prática, o valor do dinheiro.
7 – Não se esqueça de que dinheiro não pode ser a coisa mais importante na vida de seus filhos. Mas esteja atento, também, ao fato de que, se não aprenderem a lidar adequadamente com o assunto, as confusões financeiras da vida adulta vão deixá-los sem energia e tempo para dedicar-se aos sentimentos e valores, que são, esses sim, muito mais importantes que dinheiro.
8 – Finalmente, não se esqueça de que, como em qualquer processo de educação, ensinar os filhos a lidar com dinheiro exige consistência, repetição e perspectiva de longo prazo.
Até o próximo!
FONTE:
http://www.serasaexperian.com.br/educacaofinanceira