Os campeões de reclamações

Você conhece alguém que no ano passado reclamou quando adquiriu algum produto? Qual foi o produto? Certamente, foi um aparelho de celular. E não foi apenas o seu amigo que reclamou. Segundo pesquisa realizada pelo Procon-SP, os aparelhos de telefone, com destaque para os celulares, foram os produtos que mais geraram reclamações em 2012.
O balanço divulgado pela fundação mostrou que esses produtos registraram 18% das reclamações, um total de 7.204 queixas no ano passado.
De acordo com a divulgação, os aparelhos de telefone “apresentam padrão de qualidade insatisfatório, com vícios de funcionamento e durabilidade abaixo das expectativas dos consumidores”.
E para muitos consumidores, o problema continuou após a compra, com um suporte inadequado no pós-venda. Muitos fabricantes alegaram que o defeito ocorreu por mau uso. Dessa maneira, o fabricante passou a responsabilidade da falta de qualidade do produto para o consumidor.
A qualidade dos produtos foi a principal queixa dos consumidores no ano passado. Segundo o Procon-SP, as reclamações sobre a qualidade somaram 17.064, ou 42% do total.
Na segunda posição ficaram os microcomputadores e produtos de informática. Esse tipo de produto totalizou 14% das reclamações (5.582) e o terceiro são os móveis, com 10% das queixas (4.192).
Em seguida, vieram as reclamações dos produtos da linha branca, como: geladeira, fogão, micro-ondas, máquina de lavar (10%, ou 3.997 queixas) e aparelhos de TV (7%, ou 2.689).
Mais reclamações!
E você, teve algum problema com entrega de produtos no ano passado?
Se a sua resposta foi sim, saiba que você também não foi o único.
O problema com entrega também foi destaque entre as reclamações. Há queixas sobre produtos que não foram entregues ou de entrega de produto diferente do que foi comprado.
Imagine o armário que você escolheu com tanto cuidado, chegando em sua casa. Quanta felicidade! Pois é, essa felicidade para muitos consumidores acabou quando eles perceberam que estavam faltando os puxadores. Outros receberam móveis faltando gavetas, cabideiros, etc.
E mais uma vez o problema não terminou… Ainda há queixas relacionadas aos atrasos e problemas na montagem dos móveis comprados.
É importante destacar que, muitas dessas reclamações vêm de aquisições feitas pela internet. A compra realizada pela rede ainda tem atendimento muito inferior e muitas possibilidades de fraudes e uso de má fé.

Segundo o Decreto Federal Nº. 7.962, o relacionamento entre empresa e cliente deve melhorar.
Vamos aguardar!
Fique de olho!
Até o próximo
Fonte: G1
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D7962.htm