Organizando o Orçamento Doméstico em família

Com certeza você já ouviu a frase que virou clichê: “Não gaste mais do que você ganha!”
Pois é, precisamos ter disciplina para organizar a nossa vida financeira e a da nossa família, pois sem saber exatamente quanto ganhamos e quanto gastamos, sem planejamento, provavelmente faltará dinheiro no final do mês!
Mas afinal, como se organizar?
Fazer o Orçamento Doméstico pode ser um caminho!
O orçamento é um instrumento simples que auxilia as pessoas na organização das receitas e despesas.
Você deve estar se perguntando, qual o significado dessas palavras. Comumente chamamos de “receita”, a soma de todos os valores recebidos, como por exemplo, o salário, a pensão, a aposentadoria, e outros rendimentos em um dado espaço de tempo (um dia, um mês, um ano). Já a “despesa”, significa o que se despende, são os gastos, ou seja, opõe-se a receita.
Por meio de uma planilha, que é uma espécie de formulário, podemos listar todos os gastos mensais como aluguel, conta de energia elétrica, água, telefone, alimentação, lazer, entre outros. A partir daí, comparamos as despesas com a remuneração mensal.
A planilha auxiliará a sua família na visualização das despesas, evitando o endividamento e favorecendo o planejamento financeiro.
Achou interessante a ideia de fazer uma planilha? Você pode ajudar a sua família organizar as despesas domésticas!
Vamos lá:
Na primeira planilha colocaremos apenas os nossos rendimentos (RECEITAS), na segunda os nossos gastos (DESPESAS).
Está pronto para aprender?
Não desanime!
O ideal é que você e sua família iniciem as anotações no início de cada mês, assim poderão deixar todos os rendimentos e gastos registrados.
Não se esqueçam de incluir todos os gastos, principalmente lanches, pizzas, passeios, cinema, o jogo novo que você ganhou de presente dos seus pais, o salão de beleza que a sua irmã frequenta semanalmente, entre outros. Afinal, eles podem não ser fixos, porém, saem dos rendimentos da sua família.
Seguindo esses passos, a sua família não se surpreenderá quando vencer uma conta que já estava agendada e surgir aquela famosa pergunta: Onde foi parar o dinheiro?
Ao preencher a planilha pela primeira vez, talvez pareça impossível organizar os gastos, pois, muitas vezes, há muitas prestações a serem pagas. Por isso, é preciso ter consciência de que dependendo da situação financeira de sua família, os resultados positivos aparecerão apenas nos próximos meses.
Então, que tal fazer uma planilha anual?
Nela a sua família poderá colocar o resumo de cada mês e acompanhar se vocês estão planejando os gastos de acordo com os rendimentos.
Vocês se surpreenderam com o resultado ao organizar os rendimentos e gastos do mês?
Para encontrar o valor do saldo de cada mês, devemos pegar o valor dos rendimentos e subtrair o valor dos gastos. Podemos usar o sinal de + (mais) quando o saldo for positivo, e o sinal de – (menos) quando o saldo for negativo.
Se o saldo for positivo, que tal pensar em investir?
Por outro lado, se o saldo for negativo, é preciso reverter este resultado. Algumas atitudes deverão ser tomadas! Nesse momento, o ato de poupar pode ser um grande aliado!
O importante é não perderem o FOCO!
Organizar a vida financeira de sua família!