Orçamento familiar: a peça que está faltando para o sucesso financeiro

Orçamento familiar permitirá que você e a sua família vivam com os próprios meios. Comece a planejar o ano de 2013 diferente! Sem dívidas e preocupações com a falta de dinheiro.
Não importa se você vai controlar suas receitas e despesas em uma planilha eletrônica, em um caderno ou usando um software sofisticado.
O importante é anotar tudo, sem exceções.
Além de manter o controle mensal, pense em dados anuais.
Faça o levantamento detalhado de todos os ganhos e gastos, mas em termos líquidos (hipoteticamente, se seu salário é de R$3.500,00, o valor que entra em seu bolso, o valor líquido, é inferior a essa quantia. Poderia ser, por exemplo, R$2.800,00. Esse é o valor que deverá ser considerado).
Quando o assunto é receita…
Nas receitas, não esqueça de considerar o salário de todos que contribuem para a renda da família. Considere, em seu orçamento, valores como 13º. salário, abonos de férias, participação nos lucros, bonificações.
E nas despesas…
Alguns itens de gastos são mais fáceis de controlar do que outros. A dica é você começar pelos itens mais fáceis, isto é, presentes todos os meses em seu orçamento. Estamos falando daqueles pagamentos que ocorrem de maneira fixa, como aluguel, condomínio, escola, seguro-saúde, água, luz, telefone, etc.
O controle de despesas que não ocorrem todos o meses é um pouco mais difícil. Podemos chamá-las de despesas variáveis. Comece pelos gastos comuns, mas que têm comportamento variável, como supermercado, combustível, etc.
Na sequência, faça o levantamento daqueles gastos que não são constantes, como lazer, cinema, restaurantes, lanches, presentes, entre outros.
DICAS:
1. Passe um período inicial, um ou dois meses, anotando em um caderno tudo o que gastar.
Seja absolutamente rígido! Não esqueça de anotar gorjetas, esmolas, estacionamentos e pequenos lanches.
Tudo deve ser registrado!
2. Lembre-se de que todas as despesas devem ser consideradas mensal e anualmente.
Há gastos que ocorrem somente em certo mês ou em certos períodos do ano, como as férias da empregada, a matrícula escolar, os uniformes escolares e os livros acadêmicos.
3. Para quem tem renda variável, o controle do orçamento é ainda mais importante.
RENDA VARIÁVEL? O QUE É ISSO?
Separamos uma palavra especial para aqueles que não têm receita fixa, como os que recebem comissões ou profissionais liberais.
Você pode estar se perguntando como controlar os ganhos e gastos se eles são muito variáveis. Justamente por isso, a manutenção de controle orçamentário é mais necessária.
Pelo controle do orçamento, você vai saber, exatamente, quais são seus limites de gastos.
ATENÇÃO!
Você pode adotar o tipo de planilha que se adequar a seu orçamento.
Ela deve ser organizada para se adapta aos gastos e costumes de sua família.
FONTE:
FGV