Oferta e Demanda

Sabemos que numa Economia de Mercado são as empresas que decidem como e quanto produzir, além de estabelecerem o preço e as condições de circulação das mercadorias, de acordo com a Lei da Oferta e Procura. Você sabe o que é a Lei da Oferta e Procura?
A Lei da Oferta e Procura, também é conhecida como Lei da Oferta e da Demanda. Ela estabelece a relação entre a demanda de um produto, ou seja, a procura, bem como, a quantidade que é oferecida, a oferta.
Dessa forma, a aquisição de bens e serviços pelos consumidores, dependerá da quantidade e dos preços. Nos períodos em que a oferta de um determinado produto é maior que a procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda supera a oferta, a tendência é o aumento do preço.
Os preços das mercadorias variam de acordo com a procura por parte do consumidor e a quantidade do produto em oferta, isto é, colocado à venda. Isso quer dizer que, se houver grande produção tomate, o preço dessa mercadoria tende a cair. Por outro lado, o preço aumentará, se a produção for baixa.
Nas últimas semanas, o aumento do preço do tomate foi destaque em muitos jornais. Certamente, você em sua casa, deve ter percebido que a sua família comprou menos. Afinal, com pouco produto no mercado, o seu preço ficou elevado.
Nos próximos dias, você provavelmente vivenciará uma nova situação que fará você lembrar da Lei da Oferta e Procura. O inverno está chegando, não é mesmo? E junto com o frio, chega a necessidade de nos agasalharmos.
Você já deve ter percebido que comprar agasalhos no inverno é bem mais caro.
Note que, é este período que as pessoas querem comprar agasalhos (a procura aumenta, ou seja, a demanda aumenta). Depois, com a mudança de estação, encontramos muitas liquidações para “queimar o estoque”. Note que neste período, a oferta aumenta (muitos produtos disponíveis para a venda) e a procura diminui (a demanda diminui), por isso os preços caem.
Comece a ver nestas oportunidades, mais uma chance para poupar dinheiro. Afinal, não custa nada guardar um agasalho para o próximo inverno.
Até o próximo!