O tomate virou alvo de piadas

O quilo do tomate está sendo vendido, em média, por R$ 8,00, uma alta de 111,99% no acumulado do primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Nos últimos dias, principalmente no Facebook, o grande vilão da inflação virou motivo de piada, mas, infelizmente, o seu preço não tem graça nenhuma.
Os consumidores nos últimos dias perceberam nas feiras e supermercados que os preços de vários alimentos estão mais altos. Mas nenhum produto teve um aumento tão significativo como o tomate. Pois é, ele é o mais novo vilão! Mas o que está acontecendo? Porque os alimentos andam tão caros, principalmente o tomate?
Com alta de até 150% no ano, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o tomate foi eleito o maior vilão da mesa dos brasileiros em 2013.
Qual a explicação para o tomate ser o vilão da vez?
O clima é o grande culpado pela alta dos preços. O excesso de chuva em várias regiões produtoras no início de março, mês da formação da planta, prejudicou a safra. Além disso, o diesel mais caro tem aumentado os custos para os produtores levarem os tomates do campo para os grandes centros consumidores do país.
E não foi só isso. Os produtores também plantaram menos agora, porque no ano passado tiveram prejuízo. E o que isso representa?
Uma oferta menor!
A oferta menor ajudou a encarecer o tomate. Ou seja, com pouco produto no mercado, os que estão nas bancas, estão cada vez mais caros.
Pois é, devido o excesso de chuva no plantio e a falta dela durante o desenvolvimento, está faltando produto no mercado. A condição do clima não favoreceu uma oferta regular de tomate e os preços alcançam patamares muito elevados.
A alta dos preços deve ter fim nas próximas semanas!
Vamos aguardar!
FONTE:
FGV