O IRPF 2018- Imposto de Renda de Pessoa Física
O IRPF 2018 é um imposto cobrado anualmente pela Receita Federal. De caráter obrigatório, o imposto de renda é recolhido das pessoas que se encaixam nas diretrizes definida pelo órgão responsável.
A não declaração do IRPF pode ocasionar um pouco de dor de cabeça dos contribuintes, portanto é fundamental que esteja bem atento a todas informações.
O IRPF 2018 se trata de um valor anual que deve ser pago para a Receita Federal, em casos em que o trabalhador ultrapasse determinado limite de renda.
Para muitos trabalhadores, esse dinheiro é retido na fonte pagadora ao longo do ano (IRRF), porém ainda se faz necessário a declaração de ajuste anual do Imposto de Renda 2018.
Este valor é estipulado pela Receita Federal, e o recolhimento é destinado aos cofres do Governo Federal. Embora seja obrigatório a todos os brasileiros, existe uma grande parte que não é necessário declarar o IRPF. Isto porque não se encaixa no perfil determinado pela RF.
A não declaração do IRPF 2018 pode impossibilitar o contribuinte de diversas atividades, como não ser possível emitir o passaporte, realizar empréstimos e financiamentos, assim como não poder prestar concursos públicos. O contribuinte também pode apresentar problemas em seu CPF. Isto porque a Receita Federal rotula o documento como “pendente de regularização”. Além disso a multa mínima para o atraso na entrega do IRPF 2018 é de R$165,74. Já o valor máximo da multa é referente a 20% do imposto devido.
De acordo com a Receita Federal, o prazo do envio do Imposto de Renda 2018 inicia no dia 2 de março e vai até 28 de abril.
No entanto, os programas que serão usados para elaboração do imposto de renda estarão disponibilizados previamente no site da Receita Federal. Isso é benéfico para os contribuintes, pois poderão elaborar o seu imposto previamente, não deixando para última hora.
Saiba mais: http://www.receita.fazenda.gov.br
Até o próximo!