• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Dinheiro

  • Home
  • Artigos
  • Dinheiro
  • O Domínio do Dinheiro

O Domínio do Dinheiro

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 22/09/2013

 

Um trecho de um poema de Victor Hugo diz: “Desejo que você ganhe dinheiro também, e que ao menos, uma vez, diga a ele quem é o dono de quem”.

Todos nós precisamos de dinheiro e esta necessidade não é boa, nem ruim, é apenas uma necessidade, como tantas outras que temos. Beber água e comer também são necessidades e não questionamos sua presença ou ausência como fazemos com o dinheiro.

É muito comum ouvirmos pessoas dizerem orgulhosamente não precisarem de dinheiro para viver, ou precisarem de pouco dinheiro para viver, mas o mesmo não se ouve em relação a beber água, por exemplo. O assunto ter ou não ter dinheiro, ter ou não ter coisas, objetos pelos quais o dinheiro pode ser trocado desperta paixões que não são observadas em outras necessidades.

O fato é que o dinheiro não é um bem escasso, visto que foi inventado e é produzido pelo homem. Portanto, por não ser um recurso natural nunca faltará.

Pessoas se subordinam passivamente ao dinheiro e este é o caminho para ser dominado por ele. Quanto mais vezes a palavra “sim” for dita ao dinheiro ou a quem o possui, mais vezes “não” se ouvirá em retribuição.

Esta subordinação passiva deve dar lugar a uma ordenação ativa, ou seja, ter consciência de onde se está, do que se precisa e de onde se pode chegar com seu salário, renda ou capacidade de progredir.

O orçamento pessoal é uma ferramenta poderosa para a virada do jogo, para que um eventual desespero na busca de dinheiro não seja capaz de enganar o desesperado. Isso só nos levará para dívidas cada dia maiores, crendo que trocar uma dívida por outra é normal, ou que comprar mais um objeto é sinônimo de progresso na vida.

A ordenação do dinheiro que passa por sua vida depende exclusivamente de sua vontade, por isso que deve ser ativa. É uma atividade sua. Esta ordenação é o caminho para dominar seu dinheiro e para o crescimento acelerado da formação de patrimônio.

Ordenar seu dinheiro é sim dar ordens a ele, comandá-lo antes que ele encontre seu próprio caminho para uma nova conta de consumo. Ordenar o dinheiro é dizer a ele, e a você, quem está no comando, quem está no domínio de quem.

Até o próximo!

FONTE: www.academiadodinheiro.com.br

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:controle, desejos, Dinheiro, domínio, Educação Financeira para crianças, homem, necessidades, orçamento, poema, sobre, Vitor Hugo

Arethuza Helena Zero

Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

Por que compramos por impulso?
22/09/2013

Next post

Banco imobiliário na vida real
23/09/2013

You may also like

educa-foto-273
Quer sair das dívidas? Veja 12 dicas para quitá-las e voltar ao controle financeiro
12 agosto, 2026
educa-foto-289
Procon-SP aponta variação de quase 280% no preço de material escolar
6 janeiro, 2026
educa-foto-276
Comece o ano no controle: estratégias inteligentes para vencer as despesas de Janeiro
2 janeiro, 2026

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crédito Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Empresa
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Mulheres
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Peso no Bolso
  • Saúde Financeira
  • Vídeos
  • violência financeira e patrimonial

Últimos Artigos

Quer sair das dívidas? Veja 12 dicas para quitá-las e voltar ao controle financeiro
12ago2026
Adulto endividado não nasce pronto: a educação financeira começa na escola
11ago2026
Férias: Invista em Memórias
17jul2026

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 99702-0845

contato@educafinanceira.com.br

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.