O consumo online na infância

Com tanta variedade de conteúdo na internet, crianças têm consumido cada vez mais produtos de streaming, que são transmissões online de filmes, séries e músicas. Essa situação tem provocado a atenção das marcas, que buscam atrair esse público com publicidades relacionadas a brinquedos, aparelhos tecnológicos, roupas e até mesmo estilo de vida.
Entreter a criança com vídeos na internet parece ser uma prática sem grandes riscos, porém é preciso ter alguns cuidados e monitorar sempre o conteúdo que elas estão consumindo.
Não é raro perceber que as crianças se sentem mais atraídas por vídeos online e passam horas assistindo, tempo que antes era voltado para a televisão. As marcas já perceberam essa mudança e começaram a investir em publicidade, assim como em patrocínios de produtores de conteúdos que já tenham conquistado um público relevante.
Essas táticas publicitárias provocam uma necessidade de cuidado redobrado dos pais ou responsáveis pelo cuidado da criança. De forma que é sempre bom conferir quais são os canais, filmes ou desenhos mais acessados, se o conteúdo é relevante e condiz com a faixa etária indicada.
A publicidade infantil é um tema recorrente em discussões sobre os direitos do consumidor e, principalmente, no que diz respeito à educação e proteção infantil. Prevista no Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), a prática é considerada abusiva, uma vez que se aproveita “da deficiência de julgamento e experiência da criança”, como estabelece o Art. 36º do documento.
Muitas propagandas que surgem na internet não dependem necessariamente da busca ou conexão do internauta, por vezes estão ligadas a mecanismos de pesquisas usados em outras ocasiões.
Ainda que o objetivo do acesso não seja pesquisar algum produto ou serviço para compras, crianças e adolescentes têm contato com os anúncios e são ‘convidados’ a comprar. Os resultados apontam que o contato com a publicidade existe e que há uma efetiva influência no desejo de compras.”
Saiba mais em: http://www.procon.mt.gov.br