• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

Consumismo Infantil

  • Home
  • Artigos
  • Consumismo Infantil
  • O consumo online na infância

O consumo online na infância

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 27/08/2021

Com tanta variedade de conteúdo na internet, crianças têm consumido cada vez mais produtos de streaming, que são transmissões online de filmes, séries e músicas. Essa situação tem provocado a atenção das marcas, que buscam atrair esse público com publicidades relacionadas a brinquedos, aparelhos tecnológicos, roupas e até mesmo estilo de vida.

No atual contexto de isolamento social, entreter a criança com vídeos na internet parece ser uma prática sem grandes riscos, porém é preciso ter alguns cuidados e monitorar sempre o conteúdo que elas estão consumindo.

Não é raro perceber que as crianças se sentem mais atraídas por vídeos online e passam horas assistindo, tempo que antes era voltado para a televisão. As marcas já perceberam essa mudança e começaram a investir em publicidade, assim como em patrocínios de produtores de conteúdos que já tenham conquistado um público relevante.

Essas táticas publicitárias provocam uma necessidade de cuidado redobrado dos pais ou responsáveis pelo cuidado da criança. De forma que é sempre bom conferir quais são os canais, filmes ou desenhos mais acessados, se o conteúdo é relevante e condiz com a faixa etária indicada.

A publicidade infantil é um tema recorrente em discussões sobre os direitos do consumidor e, principalmente, no que diz respeito à educação e proteção infantil. Prevista no Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), a prática é considerada abusiva, uma vez que se aproveita “da deficiência de julgamento e experiência da criança”, como estabelece o Art. 36º do documento.

Muitas propagandas que surgem na internet não dependem necessariamente da busca ou conexão do internauta, por vezes estão ligadas a mecanismos de pesquisas usados em outras ocasiões.

“Ainda que o objetivo do acesso não seja pesquisar algum produto ou serviço para compras, crianças e adolescentes têm contato com os anúncios e são ‘convidados’ a comprar. Os resultados apontam que o contato com a publicidade existe e que há uma efetiva influência no desejo de compras”, revelou dados disponibilizados pelo Procon São Paulo.

Saiba mais em: http://www.procon.mt.gov.br/-/15625270-procon-alerta-para-consumo-online-e-exposicao-de-propagandas-indesejadas-para-criancas

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:consumismo infantil, Consumo, criança, Educação Financeira, online, propaganda, publicidade infantil

author avatar
Arethuza Helena Zero

Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

Bolsa em queda livre: o que fazer?
27/08/2021

Next post

Black Fraude: cuidados para não cair em golpes na Black Friday
17/11/2021

You may also like

Infância Plastificada
8 novembro, 2020
Propaganda e Educação Financeira Infantil
9 julho, 2020
A influência da propaganda
12 novembro, 2014

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crédito Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Saúde Financeira
  • Vídeos

Últimos Artigos

Comprar por impulso: como evitar?
10fev2022
O que é compra por impulso?
09fev2022
Compras por impulso: como saber se tenho este hábito?
08fev2022

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 99702-0845

[email protected]

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site