Não caia nas armadilhas dos parcelamentos

É realmente tentador quando andamos pelo shopping e vemos dezenas de lojas anunciando diversos produtos e nos permitindo pagar em suaves prestações. Em algumas podemos pagar a primeira parcela só nos próximos meses, sem juros! Como resistir e não comprar? Como não cair em tentação? Mas, será podemos acreditar nesses parcelamentos sem juros?
Não caia em pegadinhas, as mais comuns são as placas que anunciam que o parcelamento não tem juros, porém o valor à vista recebe um bom desconto. Certamente você está pagando este desconto ao parcelar e eles foram previamente inseridos no valor final do produto para que o anúncio da possibilidade de parcelamento como uma vantagem atraísse mais clientes, mesmo que não exista vantagem.
Fique atento na hora de usar os cartões fidelidade, muitos já funcionam como cartões de crédito das próprias lojas. Elas atraem centenas ou milhares de consumidores que desejam comprar e ainda podem acumular prêmios e benefícios. A facilidade em parcelar bens de consumo tão desejados, como roupas, sapatos, acessórios, perfumes, entre outros, fazem com que compremos por impulso, sem analisar a real necessidade da compra.
Não deixe considerar os benefícios da compra à vista pela facilidade do parcelamento! Considere que, se uma emergência financeira aparecer, aquelas parcelas que pareciam tão pequenas e vantajosas pesaram muito e por um longo período no seu bolso.
Lembre-se que as parcelas podem ajudar em alguns momentos em que a compra do produto é realmente necessária e não conseguimos o seu valor completo, ou, até mesmo, em casos em que o valor total, se aplicado, rende mais que o valor acrescido no preço original do produto pela opção do parcelamento.
Não se deixe levar pelos anúncios!
Fique atento!
Até o próximo mês!