Mulheres lideram inadimplência

As mulheres ocupam a liderança na inadimplência nos pagamentos com cheques, ultrapassando os homens pelo terceiro bimestre consecutivo, apontou pesquisa.
Pesquisa realizada pela TeleCheque, empresa especializada em análise de crédito para pagamentos com cheques, revelou que a quantidade de mulheres inadimplentes totaliza 53,3% dos consumidores que utilizam cheques, ante 46,7% dos homens.
O índice, contudo, é inferior ao da pesquisa do bimestre anterior (março e abril de 2013), que foi de 58,1% (com 41,9% de homens em inadimplência), diz.
O principal motivo da inadimplência é o descontrole financeiro, que contempla 48,7% dos consumidores. Em segundo lugar vêm os consumidores que emprestaram o nome para terceiros ou se tornaram fiadores e avalistas, com 10,5%, seguidos do atraso salarial, com 8,8%.
O ticket médio (valor médio) do cheque não liquidado varia entre R$ 50,01 e R$ 199,99 (33,1% do total), aponta a pesquisa. O principal produto ou serviço adquirido pelos clientes são acessórios automotivos e manutenção, com 16%. Na segunda colocação vem alimentação com 12,9%, seguido por roupa e vestuário, com 10,9%.
A pesquisa “Perfil do Consumidor Inadimplente”, foi realizada em maio e junho de 2013.
Saiba mais:
Até o próximo!