Moeda Verde

Será que ainda existe uma pessoa que acredita que os recursos naturais existentes no planeta são inesgotáveis? É possível continuarmos explorando os recursos naturais e gerando lixo por um tempo indefinido? Certamente você sabe as respostas para essas perguntas. E os seus recursos financeiros, são vastos? Você acredita que eles são infinitos?
Quando o homem parou e fez os cálculos precisamente, computando em quilômetros quadrados as florestas desmatadas e em toneladas a quantidade de lixo gerada, a reposta veio imediatamente. O planeta não suportará por muito tempo a exploração de seus recursos.
Assim como o planeta não suporta o uso excessivo e desmedido dos recursos, o seu bolso também precisa que os recursos financeiros sejam utilizados de maneira sustentável.
Se projetarmos o uso dos recursos do planeta para décadas e séculos, veremos que o déficit se multiplicará exponencialmente, ou seja, algo precisa ser feito para que o planeta não seja destruído.
Hoje, muitas iniciativas das empresas para preservar o meio ambiente estão virando moeda de troca de alto valor. As ações de reflorestamento, por exemplo, podem ser trocadas por créditos de carbono.
Se a empresa reduz em uma tonelada a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, por exemplo, ganha um crédito de carbono. O certificado pode ser vendido no mercado internacional, para empresas que poluem a atmosfera com os seus processos produtivos e não conseguem reduzir as emissões aos níveis exigidos.
Quando falamos em dinheiro, as pessoas fazem exatamente ao contrário. Ou seja, vivem acima do “orçamento sustentável”, sendo assim, o déficit gerado por esse comportamento leva ao endividamento.
Lembre-se que, quanto maior é o endividamento, menor é a disponibilidade de dinheiro para realizar seus projetos de vida. É fundamental reverter esse ciclo para que qualquer pessoa, família, empresa ou país viva de forma sustentável.
O planeta precisa de socorro, precisamos de ações que busquem a sustentabilidade. Isso não é diferente com o seu bolso, pois somente com uma mudança de comportamento, você poderá ter uma vida financeira sustentável.
É preciso refletirmos sobre os nossos hábitos e atitudes em relação ao dinheiro para mantermos uma vida financeira saudável.
Continue seguindo nossas dicas!
Até o próximo!