Moeda do Amor

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Eurico Leite de Morais, localizada em Adamantina, inaugurou a loja de trocas da “Moeda do Amor”, dinheiro fictício criado com o objetivo de valorizar as boas atitudes dos alunos entre 5 e 10 anos.
O projeto “Educando com Amor” já apresenta resultados satisfatórios, segundo a coordenação.
A iniciativa prevê avaliação diária e pontuação aos alunos que participarem das aulas, realizarem as tarefas, não se envolverem em brigas e não tiverem atitudes de desrespeito com o próximo. Os estudantes que não demonstrarem disciplina e respeito nas aulas, inclusive das atividades extras e durante o recreio, ou for levado à diretoria, poderão perder moedas conquistadas.
“Criamos este projeto com o objetivo de incentivar as boas ações, em vez de punir os maus comportamentos. Foi o meio encontrado para valorizar os estudantes mais dedicados da 1ª a 5ª série. A princípio, a recepção não foi total, mas com o tempo, eles começaram a ter atitudes diferentes”, explica a coordenadora pedagógica da unidade, Viviane Pereira de Souza.
Ao final do mês, a pontuação obtida será trocada pelas “moedas do amor” por brinquedos, brindes e materiais escolares na loja, doados por comerciantes e cidadãos. “Já notamos uma evolução grande dos alunos nos 20 dias do projeto.
Quase não precisamos mais encaminhar as crianças para a diretoria. A frequência de brigas também diminuiu muito.
Eles estão empenhados em acumular dinheiro para fazer a troca”, explica Souza.
A necessidade de envolvimento dos alunos para a aprendizagem foi fator fundamental para a criação do projeto, segundo Viviane, que confirma a existência de uma séria crise de atenção, respeito e disciplina na escola.
Saiba Mais: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2014/04/escola-de-adamantina-cria-moeda-do-amor-em-troca-de-boas-acoes.html
Até o próximo!
Tag:adamantina, alunos, amor, boa ações, comportamento, do, Educação Financeira, escola, moeda