Mesada: as primeiras lições

A mesada é a principal ferramenta da educação financeira de crianças e adolescentes. Ela também é uma das principais fontes de dúvidas e equívocos dos pais. Não há um consenso entre os especialistas sobre a idade certa para a criança receber mesada. Porém, algumas lições devem ser ensinadas aos filhos antes deles receberem o primeiro dinheirinho.
Você pode ajudar o seu filho a se tornar um adulto responsável, um consumidor consciente, um grande empreendedor, e o mais importante, um adulto que conseguirá manter uma vida financeira sustentável.
É importante destacar, que não estamos falando em ensinar matemática financeira para uma criança de 4 anos. Estamos falando, em introduzir desde cedo, alguns conceitos relacionados ao valor e ao uso do dinheiro.
Desejo ou Necessidade
Comece ensinando a diferença entre desejo e necessidade!
Faça com que o seu filho entenda o significado dessas palavras. Para isso, em situações cotidianas, enfatize esses conceitos. Mostre a ele que precisa escovar os dentes, por exemplo, além disso, que uma alimentação saudável é necessária para manter a saúde.
Faça uma lista de compras em conjunto para verificar os produtos que estão faltando e deverão ser comprados. Aproveite o momento para mostrar que muitos produtos comprados são supérfluos, ou seja, desnecessários.
Evite o desperdício de alimentos em casa. Para isso, comece elaborando uma lista de compras com apenas o necessário para a sua família. Não esqueça que os alimentos possuem uma data de validade e devem ser consumidos nesse período.
A importância de poupar, cuidar e doar
Comece a falar sobre o ato de poupar e doar. Certamente, ao abrir as gavetas o seu filho encontrará roupas que poderiam ser usadas por outras crianças, afinal, ele não usa mais.
Mostre que ele pode doar um tênis ou um brinquedo, pois no mundo há muitas crianças que não conseguem atender as suas necessidades básicas.
Ensine o seu filho a cuidar dos objetos, brinquedos, roupas e sapatos. Sem contar, do material escolar.
Faça com que ele cuide dos cadernos, dos livros, da mochila, entre outros. No próximo ano, outras crianças poderão utilizar os livros e ele poderá usar a mesma mochila, por exemplo. Alguns itens da lista de material escolar não precisam ser comprados todos os anos, mas, para que isso aconteça, é preciso cuidado
Dinheiro e Afeto
Na ânsia de realizar todos os desejos e sonhos de seus filhos, muitos pais agem sem pensar, presenteando os filhos sem nenhum critério. Especialistas recomendam que os filhos sejam presenteados em datas comemorativas, como aniversário ou Natal.
É fundamental que o seu filho aprenda a esperar pela realização de um desejo, mesmo que se trate de algo barato.
Se o seu filho aprender essas lições, quando começar a ganhar a mesada, ficará mais fácil entender a importância do dinheiro, da boa administração, além da importância de doar.
Até o próximo!