Mais celulares do que banheiros!

Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou uma estatística inusitada e alarmante, para exigir maiores investimentos em saneamento básico: no mundo existem mais pessoas com acesso a celular do que a banheiros.
Segundo a PNAD (2011) pesquisas de amostra de domicílios, realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 21,7 milhões de pessoas no Brasil passaram a ter pelo menos um telefone celular móvel de uso pessoal. Os aparelhos móveis estão atualmente nas mãos de 115,4 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais de idade, número que corresponde a 69,1% da população consultada pelos pesquisadores do IBGE.
Segundo o estudo, que investiga a parte de tecnologia da informação e comunicação desde 2005, todas as grandes regiões do país registraram o uso de telefone móvel por mais de metade da população.
No Norte e Nordeste, por exemplo, o índice em 2009 era de 47,5% e 45,2%, respectivamente. O aumento mais expressivo (14,1 pontos porcentuais) foi observado no Nordeste, que hoje aparece com 59,4% dos habitantes falando ao celular.
O crescimento mais tímido (7,8 pontos) ocorreu no Sul, onde 73,3% das pessoas declararam ter um telefone móvel no período em que foi realizada a pesquisa.
Se o total de usuários for separado por idade, pode-se verificar que a maioria das pessoas que tem celular está na faixa dos 20 aos 39 anos. O maior crescimento nos últimos dois anos, no entanto, se deu entre os adolescentes: de 51,8%, em 2009, para 67,5%, em 2011, na faixa dos 15 aos 17 anos. O acréscimo de 15,7 pontos porcentuais.
A tendência brasileira é de substituição das linhas de telefone fixo pelos celulares. Nos 61,292 milhões de domicílios consultados pela Pnad, 89,9% tinham telefone, dos quais 49,7% declararam possuir apenas o celular. São 30,4 milhões de casas onde só se usa o móvel para fazer e receber ligações. O uso exclusivo do telefone fixo foi declarado por apenas 3,5% do total de domicílios. Enquanto 36,7% disseram possuir os tipos de linha e 10,1%, nenhum deles.
Outro dado inusitado e alarmante foi divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU): no mundo existem mais pessoas com acesso a celular do que a banheiros.
De acordo com os números divulgados pela ONU, das 7 bilhões de pessoas no mundo, 6 bilhões possuem telefones celulares. Entretanto, apenas 4,5 bilhões possuem acesso a banheiros ou latrinas, ou seja, 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso ao saneamento básico. Além disso, 1,1 bilhão de pessoas ainda defecam em lugares abertos.
Ficou espantado?
FONTE: