Liquidação, promoção ou oferta?

Em todos os períodos do ano, o consumidor se depara com liquidações, promoções e ofertas no comércio. As vitrines das lojas exibem palavras tentadoras. O consumidor sabe que todas elas podem trazer vantagens, mas nem sempre conhece os significados e as diferenças entre cada uma delas. E diante da oportunidade de pagar mais barato, muitos se rendem a compra.
Em geral o comércio faz liquidação quando a ideia é reduzir os estoques. A liquidação normalmente é utilizada no ramo têxtil, para liquidar vestuário ou calçados na renovação de coleção. O comerciante precisa colocar a coleção de verão na vitrine e ainda tem um estoque de roupas do inverno. Sendo assim, diminui os preços para vender!
As promoções independem da época e servem para movimentar o comércio e também promover a loja.
Como a própria definição, a promoção é o ato de promover, técnica para aumentar o volume de transações de um artigo ou de vários artigos, ou seja, para promover poderá utilizar diversas formas, como por exemplo: compre 3 pague 2, compre um produto e leve grátis outro, compre um produto X ou um valor de compra estipulado e concorra a prêmios.
Observe que em nenhum momento foi falado em preço, pois em promoção o ponto forte não é a veiculação do preço, e sim, o ato de promover um produto, uma categoria ou uma condição que possa alavancar as vendas.
O ato de ofertar, é fundamentalmente o ato de baixar literalmente o preço. Exemplo: um celular de R$ 250,00 por R$ 199,00.
A possibilidade de pagar menos incentiva o consumo e pode até ser um bom negócio, mas antes de pensar em gastar, o consumidor deve saber qual a intenção dessas práticas comuns no comércio, para que saiba aproveitá-las com eficiência, sem prejudicar seu bolso.
Antes de comprar porque está mais barato, é bom refletir se o produto é realmente necessário.
Mesmo que o comércio apresente um bom desconto, comprar um produto sem necessidade pode representar um prejuízo.
E não esqueça de pedir desconto, mesmo quando o produto for oferecido em liquidação!