Levar ou não os filhos durante as compras?

Esse é um grande dilema para os pais, afinal, muitos acreditam que os pequenos dão trabalho, fazem gastar mais e, ainda, fazem birra porque querem levar algo.
No entanto, essa experiência pode ter um lado bom e trazer benefícios para você e para o crescimento dos pequenos, já que fazer compras é uma tarefa indispensável para qualquer família.
É impossível fugir das compras, afinal, essa é uma atividade essencial para manter a despensa abastecida com alimentos para a realização das refeições diárias.
Sendo assim, levar os seus filhos para fazer compras junto com você, ajuda a incluí-los nessa tarefa indispensável. Isso os conecta aos afazeres domésticos, algo essencial também para as crianças.
Peça a ajuda delas para fazer uma lista de supermercados, mostrando a necessidade e a utilização desses alimentos no dia a dia. Além disso, não foque apenas na alimentação, mas também em produtos de limpeza, higiene pessoal, entre outros.
Isso estimula o interesse deles em participar da produção das refeições dentro de casa e em outras tarefas como organização e limpeza, conferindo maior autonomia e maturidade.
Alimentação saudável
Ao ir ao supermercado, você faz uma escolha melhor sobre o que precisa ou deseja comer, entende mais a respeito dos alimentos e ajuda na conscientização da importância de se praticar uma alimentação saudável desde pequenos.
Sempre que optar por levar os filhos ao mercado, dê maior atenção para a parte de hortifruti. Assim, as suas crianças poderão conhecer mais sobre frutas, legumes e verduras.
Com isso, elas aprenderão a escolher esses itens e terão maior familiaridade com eles. Isso pode até mesmo gerar curiosidade nos pequenos, fazendo com que sintam vontade de experimentar diferentes sabores, proporcionando maior aceitação na hora de introduzir alimentos naturais nas refeições.
Além disso, é possível ensiná-los a escolher um produto, através da leitura dos rótulos, mostrando quais ingredientes devem ser evitados, por exemplo. Dessa maneira, você pode incentivá-los não somente a ter uma alimentação saudável, mas também como e por que optar por ela.
Aprendizado sobre economia
Ir ao mercado, semanal ou mensalmente, envolve investir dinheiro, escolher marcas e produtos, avaliar preços e ofertas, entre outras tarefas ligadas à economia. Portanto, quando a criança está em contato com esse ambiente, ela aprende a fazer escolhas e entende mais sobre economia doméstica.
Ao participar das compras no supermercado, ela entenderá o que realmente é necessário comprar e o que é supérfluo, diminuindo as chances de que venha a pedir alimentos desnecessários.
Portanto, estar com a criança no supermercado pode ser, sim, uma atividade boa e produtiva para pais e filhos desde que você saiba como tornar esse momento algo útil para todos, sem gerar estresse.
Até o próximo!