Jovens conseguem e perdem emprego com facilidade

Estudo sobre o mercado de trabalho brasileiro, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que as dificuldades dos jovens para conseguir emprego não são maiores que as dos mais velhos.
A taxa de contratação (razão entre o número de contratações e o estoque médio de trabalhadores) é o dobro para os jovens do que para os adultos.
Segundo o Ipea, a média de 92,6% da taxa para os jovens mostra que, para cada dez jovens empregados num determinado ano, nove foram contratados ao longo daquele ano. A mesma média para adultos fica em 42,8%.
De acordo com a pesquisa os trabalhadores jovens não parecem enfrentar fortes barreiras à entrada no mercado de trabalho formal no Brasil. No entanto, embora os trabalhos sejam relativamente fáceis de se obter, também são mais arriscados de perder.
Segundo o Ipea, os trabalhadores mais jovens perdem o emprego mais frequentemente do que os trabalhadores mais velhos. A taxa de separação (razão entre o número de trabalhadores que saem de seus postos de trabalho por demissão voluntária ou involuntária em relação ao estoque de trabalhadores) é em torno de 72,4%. Isso significa que sete em cada dez trabalhadores, em média, desligam-se de seus postos de trabalho ao longo de um ano. A taxa de separação dos trabalhadores mais velhos fica em torno de 41,3%, mostrou o estudo do Ipea.
As taxas de contratação e separação mais altas indicam um mercado de trabalho mais turbulento para os jovens.
Até o próximo!
Saiba mais: http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/09/jovens-conseguem-e-perdem-emprego-com-facilidade-diz-ipea.html