Já trocou de celular neste mês?

A sociedade em que vivemos é capitalista, sendo uma de suas principais características, o consumo. Sabemos que a demanda, ou seja, a procura, a busca por bens e produtos é fundamental para incentivar a produção e consequentemente o crescimento da economia. Mas isso não significa que devemos sair consumindo desmedidamente. Você já parou para pensar quantas vezes trocou o seu aparelho de celular nos últimos meses?
Sabemos que o aumento da produção possibilita a criação de empregos, ou seja, estimula a geração de empregos. Pessoas empregadas aumentam o potencial de compra. Se você possui um emprego, receberá um salário e dessa forma, poderá comprar os bens que necessita e deseja. Afinal, o ser humano para sobreviver precisa satisfazer as suas necessidades, como: comer, se vestir, dormir, estudar e se divertir, não é mesmo?
Entretanto, o consumo demasiado e desnecessário, muitas vezes realizado para a conquista aparente de status social, gera graves problemas no orçamento pessoal. O que aconteceria se toda a população se endividasse de maneira generalizada? Imagine todas as pessoas sem potencial econômico? Se as pessoas deixassem de consumir um determinado produto, todos os que trabalham na sua produção estariam com seu emprego comprometido.
Você já deve ter percebido que o consumo tem sido tema de importantes debates. Pois é, se a sociedade não mudar a atitude frente ao consumo, em curto prazo, os recursos naturais se esgotarão. O homem precisa mudar sua atitute, em curto prazo!
Estamos falando do futuro do planeta!
Hoje é comum as pessoas trocarem de aparelho celular só por causa de uma nova tecnologia, por exemplo. Muitos consumidores desejam o modelo mais moderno e com um design exclusivo. É preciso que as pessoas saibam que essa atitude tem um impacto negativo sobre o meio ambiente. Hoje, em cada 10 habitantes, mais de 8 possuem um aparelho de celular que acaba sendo descartado depois de pouco mais de um ano. E muitas vezes, o descarte é feito de forma indevida.
Será que a aquisição de um novo aparelho, apenas para você ficar na moda, compensa o prejuízo ambiental?
O celular se tornou o ícone da modernidade. Hoje, utilizar o celular para telefonar para muitas pessoas, é o menos importante, já que ele possui múltiplas funções no dia a dia. Acessar emails, redes sociais ou se distrair jogando… é só o começo…
Esse cenário é preocupante, pois, por um mínimo detalhe, o celular pode se tornar obsoleto e ser descartado de maneira imprópria, gerando danos em nossa saúde, bem como na natureza.
Troque o seu aparelho apenas quando for realmente necessário. E lembre-se, de buscar uma maneira correta de fazer o descarte. É fundamental procurar reciclar, sempre!