IPI reduzido alavanca vendas

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), é a responsável pelos recordes de emplacamentos. Os consumidores correram para as concessionárias na busca do tão sonhado carro Okm. Para a surpresa de uns e o espanto de outros, o governo prorrogou a medida. Ainda há tempo de comprar o seu carro com o imposto reduzido.
As vendas de carros tiveram o melhor mês da história em agosto. “O mercado brasileiro absorveu mais de 400 mil automóveis e comerciais leves em agosto, um recorde histórico para a indústria automotiva brasileira”, de acordo com a montadora Fiat.
Até então, o mês com maior números de carros vendidos era dezembro de 2010, com 361.197 automóveis e comerciais leves negociados.
Segundo fontes do mercado, os emplacamentos em agosto passado somaram cerca de 405 mil unidades, 15% a mais do que em julho. A média de vendas diária subiu de 15,9 mil em julho para 17,6 mil em agosto.
A montadora Fiat comunicou ainda que teve em agosto sua maior produção em 36 anos de atuação no Brasil, com cerca de 82 mil unidades. A diferença entre o número de vendidas e o de fabricação se deve à importação de veículos da Argentina e do México.
A prorrogação da redução do imposto atingiu vários setores, entre eles a linha branca e os automóveis. A medida tenta incentivar o consumo e, com isso, aquecer a economia e elevar o crescimento do PIB em um momento em que o país sente os efeitos do agravamento da crise internacional.
Cuidado com a prorrogação do desconto do IPI! Ela pode representar o aquecimento da economia, mas uma compra indevida pode gerar um endividamento.
Fique atento, o momento exige cautela!
Fonte:
http://g1.globo.com