• Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato
Educa Financeira
  • Artigos
  • Livros
  • Cursos e Palestras
  • Eventos
  • Sobre Nós
  • Contato

"Bê-á-bá"

  • Home
  • Artigos
  • "Bê-á-bá"
  • Investimentos: como classificá-los?

Investimentos: como classificá-los?

  • Posted by Arethuza Helena Zero
  • Date 13/07/2013

 

Você já sabe que ao investir, você deverá estar preparado para assumir riscos ao aplicar os seus recursos financeiros. Mas, como saber em qual mercado investir?

Você conhece alguém que nos últimos anos abriu um negócio próprio? Está pensando em abrir o seu? Então, você investirá no mercado empresarial.

Por outro lado, você pode ganhar dinheiro comprando um imóvel para alugá-lo, ou simplesmente, ganhar dinheiro com a sua valorização. Investindo em imóvel, você será um investidor do mercado imobiliário.

Não ficou interessado em nenhum desses dois mercados? Que tal, investir no mercado financeiro?

Nesse caso, você realizará operações junto às Instituições Financeiras, como a compra de Títulos do Governo, Ações na Bolsa de Valores, CDBs, Fundos de Renda Fixa, entre outros.

Além dessas classificações, é muito importante você conhecer outros conceitos antes de investir. Já ouviu falar em Renda Fixa e Renda variável?

A diferença fundamental, é que na Renda Fixa, ao investir, você saberá como o seu dinheiro (capital) será remunerado. A caderneta de poupança é um exemplo. Ao investir, você sabe o que acontecerá com o seu dinheiro a cada mês, baseado nas regras de remuneração desta aplicação. Costuma-se dizer que a poupança é um investimento seguro e conservador.

Enquanto na Renda Variável, você não sabe o que acontecerá com o seu dinheiro, ou seja, são aplicações mais arriscadas, como por exemplo, aplicar na Bolsa de Valores. Você poderá ganhar ou perder dinheiro.

E não para por aqui, saiba que dentro dos Investimentos de Renda Fixa, existem dois subgrupos:  os pré-fixados e os pós-fixados.

Nos pré-fixados, ao aplicar o dinheiro é definida a taxa de juros que irá remunerar o capital. Você aplica uma certa quantia a uma taxa de juros predeterminada.

Já nos pós-fixados, não existe o conhecimento exato da taxa de juros que você irá receber ao final do período da aplicação. Entretanto, é definido como a taxa será calculada.

O assunto não se esgotou!

Até o próximo!

 

 

 

Comente com Facebook

Compartilhe:


Tag:ações, acúmulo, Dinheiro, Educação Financeira para crianças, imóveis, investimento, juros, pós- fixado, poupança, pré-fixado, renda fixa, renda variável, rendimento, tipos

Arethuza Helena Zero

Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Previous post

Todos os gastos no papel!
13/07/2013

Next post

O descontrole financeiro entre os Jovens
16/07/2013

You may also like

educa-foto-118
Indexadores sem Mistério: como eles protegem (ou corroem) o seu dinheiro no dia a dia
30 abril, 2026
educa-foto-113
Taxa Selic: o que é e por que ela manda no seu bolso
2 fevereiro, 2026
Entenda o que é INPC e como esse índice afeta a sua vida!
12 setembro, 2023

Categorias

  • "Bê-á-bá"
  • Consumidor
  • Consumismo Infantil
  • Consumo
  • Consumo Consciente
  • Crédito Consciente
  • Crianças e Adolescentes
  • Crônica
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dica do Mês
  • Dinheiro
  • Diversos
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Empreendedorismo
  • Empresa
  • Eventos
  • Impostos
  • Inadimplência
  • Investimento
  • Mesada
  • Mulheres
  • Orçamento Familiar
  • Pais e Filhos
  • Peso no Bolso
  • Saúde Financeira
  • Vídeos
  • violência financeira e patrimonial

Últimos Artigos

Quer sair das dívidas? Veja 12 dicas para quitá-las e voltar ao controle financeiro
12ago2026
Adulto endividado não nasce pronto: a educação financeira começa na escola
11ago2026
Férias: Invista em Memórias
17jul2026

logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(19) 99702-0845

contato@educafinanceira.com.br

Informações

  • Artigos
  • Sobre Nós
  • Contato

Conteúdo

  • Educação Financeira
  • Pais e Filhos
  • Orçamento Familiar

Livros

  • Série Primeiros Passos
  • Para Escolas
  • Para Professores

Recomendados

  • Impostos
  • Dica do Mês
  • Economia

Desenvolvido por Ai9.

  • Mapa do site
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site e personalizar anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.