Investimentos: como classificá-los?
Você já sabe que ao investir, você deverá estar preparado para assumir riscos ao aplicar os seus recursos financeiros. Mas, como saber em qual mercado investir?
Você conhece alguém que nos últimos anos abriu um negócio próprio? Está pensando em abrir o seu? Então, você investirá no mercado empresarial.
Por outro lado, você pode ganhar dinheiro comprando um imóvel para alugá-lo, ou simplesmente, ganhar dinheiro com a sua valorização. Investindo em imóvel, você será um investidor do mercado imobiliário.
Não ficou interessado em nenhum desses dois mercados? Que tal, investir no mercado financeiro?
Nesse caso, você realizará operações junto às Instituições Financeiras, como a compra de Títulos do Governo, Ações na Bolsa de Valores, CDBs, Fundos de Renda Fixa, entre outros.
Além dessas classificações, é muito importante você conhecer outros conceitos antes de investir. Já ouviu falar em Renda Fixa e Renda variável?
A diferença fundamental, é que na Renda Fixa, ao investir, você saberá como o seu dinheiro (capital) será remunerado. A caderneta de poupança é um exemplo. Ao investir, você sabe o que acontecerá com o seu dinheiro a cada mês, baseado nas regras de remuneração desta aplicação. Costuma-se dizer que a poupança é um investimento seguro e conservador.
Enquanto na Renda Variável, você não sabe o que acontecerá com o seu dinheiro, ou seja, são aplicações mais arriscadas, como por exemplo, aplicar na Bolsa de Valores. Você poderá ganhar ou perder dinheiro.
E não para por aqui, saiba que dentro dos Investimentos de Renda Fixa, existem dois subgrupos: os pré-fixados e os pós-fixados.
Nos pré-fixados, ao aplicar o dinheiro é definida a taxa de juros que irá remunerar o capital. Você aplica uma certa quantia a uma taxa de juros predeterminada.
Já nos pós-fixados, não existe o conhecimento exato da taxa de juros que você irá receber ao final do período da aplicação. Entretanto, é definido como a taxa será calculada.
O assunto não se esgotou!
Até o próximo!