Impostos representam até 94% no preço de presentes para Dia dos Pais

Os brasileiros devem preparar o bolso para presentear os pais no próximo domingo: os impostos em alguns dos presentes mais clássicos podem chegar a até 94%, de acordo com a empresa de auditoria e consultoria BDO.
Um brasileiro, de aproximadamente 40 anos, trabalha 149 dias por ano para pagar impostos, de acordo com o Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e nem o presente de Dia dos Pais, que acontece no dia 10 de agosto, está a salvo da alta tributação.
De acordo com o levantamento, dar uma garrafa de uísque de presente para o pai equivale a pagar 94,25% do seu preço em impostos. Para os pais fumantes, um charuto como opção de presente vem com 64,25% de impostos embutidos.
O preço de uma garrafa de vinho é composto, em média, por 54,25% de impostos; já o de um relógio tem 47,25% de tributos.
Um aparelho de barbear, por sua vez, custa apenas o equivalente a 57,75% do seu preço, já que os outros 42,25% são impostos. Em uma mala, o tributo equivale a 37,25% do total.
Se a opção de presente for uma camisa ou um tênis, a carga tributária contida nos produtos vai ser a mesma: 27,25%.
Até agora, neste ano, o brasileiro já pagou cerca de R$ 947,5 bilhões em impostos, de acordo com o impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
A marca dos R$ 800 bilhões foi atingida seis dias mais cedo neste ano do que no ano passado, o que indica, para a ACSP, que o volume da carga tributária no país está acelerando.
Até o próximo!
Feliz Dia dos Pais!
FONTE: http://economia.uol.com.br