Geração Y na sua startup
Não são muito ‘fãs’ de hierarquia, mas gostam de se engajar em diversos trabalhos ao mesmo tempo. Além disso, o diálogo é muito valorizado nas relações profissionais.
Conheça algumas características dessa geração e saiba como aplicá-las ao ambiente de trabalho da sua empresa.
1 – Propósito definido
Engajamento é umas das premissas básicas dessa geração nascida com a internet. Antes de tudo, eles precisam se sentir bem na sociedade e com eles mesmos, para que se proponham a fazer algo. Nesse sentido, ser atraído por uma startup não foge à regra. Em primeiro lugar, a empresa deve ter um propósito muito bem definido, que leve bem-estar e contribua para o desenvolvimento coletivo. “Vale destacar que esta é uma das gerações mais envolvidas com as questões sociais”, diz Márcio Brito, analista de serviços do Sebrae.
2- Diálogo
Além do que Brito já pontuou anteriormente, os millenials precisam se sentir inseridos no negócio por meio de uma conexão pessoal. Eles esperam sempre que haja diálogo nas relações profissionais. “Esses jovens não aceitam que falem para eles, mas sim com eles”. Por isso, diálogo e compreensão da linguagem deles tornam-se fundamentais no relacionamento. De acordo com o especialista, esse tipo de postura é o primeiro passo para atrair novos talentos formados em uma cultura que promove rupturas e que possui caráter fortemente social e colaborativo.
3- Empreender por opção
A geração é composta por figuras potencializadas no ambiente digital e que tendem ao empreendedorismo por opção. Seja em startups que os convidem ou abrindo as próprias empresas, cada vez mais esse caminho tem se mostrado real. É importante assinalar que muitas vezes os donos de novos negócios têm ideias fantásticas, mas não dispõem das ferramentas de gestão. Por isso, necessitam de suporte em questões como a contratação de funcionários, tendências do mercado e de que maneira lidar com os profissionais para mantê-los na empresa. O Sebrae Nacional e quatro unidades estaduais da instituição (Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas e Goiás) desenvolvem iniciativas específicas para orientar startups em casos de capacitação, acesso a mercados e inovação.
FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/tres-maneiras-de-engajar-a-geracao-y-na-sua-startup
Até o próximo!