Ganhe dinheiro dormindo

Você já parou para pensar de onde vem o dinheiro? A resposta parece óbvia, mas saiba que ela pode ser mais complexa do que você imagina.
Enquanto somos crianças, geralmente não pensamos no dinheiro de forma concreta. Afinal, desde o momento do nosso nascimento, todas as nossas necessidades são satisfeitas. Como num passe de mágica a comida aparece sobre a mesa, o calçado nos nossos pés, a roupa no nosso armário, a água quente no chuveiro. E em nenhum momento, paramos para pensar na conta de energia elétrica ou no preço da comida no supermercado. Isso é natural, é comum acontecer, afinal, somos crianças.
Precisamos crescer para perceber que tudo o que consumimos precisa ser comprado e que os bens não surgem do nada. Nesse momento o dinheiro entra em cena em nossas vidas!
Quando crianças, não associamos o trabalho dos nossos pais com todos os bens que consumimos. Não percebemos que os nossos pais saem de casa pela manhã para trabalharem e retornam apenas a noite, e é o trabalho deles que gera a renda que sustenta a nossa família.
Então, de onde vem a renda?
Segundo Robert T. Kiyosaki, autor do best-seller “Pai rico, Pai pobre” existem três formas de ganhar dinheiro. A forma mais direta e visível é sair para trabalhar num emprego. Quando você tem um emprego, você recebe em troca do seu trabalho, um salário, geralmente pago uma vez por mês. Normalmente a renda das pessoas é proveniente de um emprego. Essa é a renda auferida.
Você conhece outra forma?
Segundo Kiyosaki, ainda existem outros dois tipos básicos de renda. A renda passiva, que é auferida mesmo quando não estamos fazendo nenhum trabalho, fisicamente falando. O dinheiro ganho com o aluguel de um imóvel é renda passiva.
Essa é uma forma muito positiva!

Você conhece alguma pessoa que aluga casas, apartamentos, salas e recebe uma renda passiva?
A renda passiva também pode vir de royalties, como por exemplo, a renda de um livro que escrevemos, uma música que compusemos ou da nossa imagem ou voz num comercial de televisão ou rádio. Sempre que o seu livro for vendido, ou a sua música tocada, ou que um comercial é veiculado, as pessoas envolvidas normamelmente recebem uma quantia. Essa quantia pode ser centavos, mas esses centavos acumulados podem virar muitos reais.
O dinheiro trabalha por essas pessoas! Enquanto elas fazem outro tipo de trabalho, abrem negócios, etc.
Para finalizar, o autor fala da renda de portfólio. Se você tem dinheiro investido em papéis (ações, títulos, valores mobiliários), você tem renda de portfólio.
A renda e portfólio funciona segundo o mesmo princípio da renda passiva.

O seu dinheiro trabalha por você até quando você está dormindo!
Na sua opinião, qual é o melhor tipo de renda?
Deixe o seu comentário!
Fonte:
KIYOSAKI, Robert T. Pai rico, pai pobre para jovens: o que a escola não ensina sobre dinheiro, dicas que podem mudar o seu futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, 15ª. reimpressão.