Férias e Educação Financeira combinam?

O mês de Julho está próximo! O que isso significa? Para muitas pessoas significa que as férias estão chegando. Mas, será que podemos aproveitar o período para transmitir alguns conceitos de educação financeira para as crianças e os adolescentes?
Antes de pensar na viagem em família é importante avaliar se os custos de uma viagem cabem no orçamento. Já falamos em outro momento que, muitas vezes, na empolgação, as pessoas utilizam os créditos que estão disponíveis sem pensar no impacto que eles terão futuramente no orçamento.
Por isso, cuidado! Com a sensação de que “estamos de férias”, algumas pessoas viajam sem nenhum planejamento. Coloque na ponta do lápis despesas como alimentação, transporte (aéreo, terrestre, estacionamento, combustível), hospedagens, pequenos gastos, como lembrancinhas para os parentes, entre outros.
Uma dica é você tentar estipular um valor máximo que a sua família poderá gastar. Para que tudo ocorra como esperado em sua viagem, é importante um bom planejamento, inclusive financeiro.
Durante as férias em família, comente com os seus filhos os preços e as motivações dos gastos envolvidos nos passeios. Comente as formas de pagamento, seja em dinheiro, cheque ou cartão, explicando, sempre que possível, os motivos das formas de pagamento.
Não esqueça que, de uma forma prazerosa, é possível criar uma consciência financeira nas crianças e nos adolescentes, ensinando-os a administrar o dinheiro. Você pode aliar momentos de diversão com a Educação Financeira de seu filho.
Mas, não cometa exageros! Respeite e compreenda as limitações da criança.
Abaixo, algumas dicas para tratar de finanças com os pequenos:
Aprenda a dizer não, mas explique os motivos com carinho e paciência;
Seja um bom exemplo, demonstre os seus esforços para economizar.
Continue seguindo as nossas dicas!
Até o próximo!