Falar “não” incomoda você?

Quem convive com crianças sabe que, em muitos momentos, é difícil negar um pedido para comprar algo que elas queiram. Os pais diante de tantos pedidos das crianças acabam cedendo, pois a emoção fala mais alto.
Quando temos consciência de que nossos filhos nos “pegam por essa emoção”, somos capazes de perceber o momento certo de ceder, diminuindo o ciclo vicioso do pede-ganha.
Uma das maneiras de educar pode ser feita através do “Não”. Porém, precisamos ter sensibilidade e atenção! A negação deve vir contextualizada, então procure explicar o motivo da sua decisão, pois quando bem utilizada essa conduta de negação é uma aliada na educação financeira.
Combine com as crianças sobre as datas significativas para presentes especiais, sobre juntar dinheiro para comprar o brinquedo favorito e sobre a diferença entre o querer e o precisar.
Dentro desse processo de formação estaremos ensinando para a criança como trabalhar a frustração, cultivar a paciência, definir objetivos e estabelecer prioridades. Todas as conversas devem ser conduzidas com carinho e respeitando a faixa etária de cada filho, trazendo assim um resultado bastante positivo.
Saiba mais: http://dinheirama.com/blog/2013/08/08/falar-nao-para-seus-filhos-incomoda-voce/
Até o próximo!
Tag:Desejo, Educação Financeira, educar, falar, filhos, frustração, importância, não, Necessidade, paciência, Pais, pedidos