Faculdade de Mauá- SP 2011
A EDUCAFINANCEIRA apresentou a Palestra “ Educação Financeira na Educação Básica” e a Oficina “Primeiros passos da Educação Financeira” no I Encontro de Educação Matemática que ocorreu na Faculdade de Mauá (FAMA), em São Paulo.
Durante a palestra, o tema Educação Financeira na Educação Básica foi discutido entre professores, pedagogas e estudantes.
O principal aspecto destacado foi o de quando iniciar o aprendizado da Educação Financeira e os reflexos da falta de informação sobre o tema na vida adulta.
Foram abordadas diversas questões, como: Quando começar o ensino da Educação Financeira? Quem é o responsável por esse ensino?
Mais uma vez foi salientado qual seria o papel da escola nesse contexto e de quem seria a obrigação de ensinar Educação Financeira.
Ficou claro durante a exposição que a formação educacional é a base do sucesso. Nós vamos à escola para adquirir formação educacional e profissional. A escola nos ensina a linguagem, os conceitos, os princípios científicos. Porém, a nossa formação financeira ainda fica por conta da vida fora da escola.
Na palestra foi discutido que ser um bom professor, engenheiro, advogado ou médico, não implica necessariamente saber lidar com o dinheiro. Dessa forma, a Educação Financeira proporciona ao indivíduo o desenvolvimento de uma linguagem necessária, para que ele sinta confiança e conduza a sua vida financeira de uma forma saudável.
A escola deve conduzir um ensino conectado com a realidade dos alunos. Os professores precisam estar preparados para trabalhar o tema Educação Financeira, pois é preciso educar financeiramente uma criança para termos um adulto que saiba a lidar com dinheiro e consequentemente seja um consumidor consciente.
Após a Palestra, foi ministrada a Oficina “Primeiros passos da Educação Financeira”. Nessa oficina foram apresentadas para os alunos, dinâmicas e metodologias para serem desenvolvidas na sala de aula com crianças e adolescentes.
As alunas vivenciaram várias dinâmicas, como por exemplo, a dinâmica das compras, onde foi destacado o consumo desenfreado que atinge as pessoas. O principal objetivo foi destacar a diferença entre o desejo e a necessidade.
Após essa dinâmica as alunas aprenderam a fazer um Orçamento Doméstico e tiveram que resolver um caso específico (fictício), o da família do Sr. Paulo. Nessa dinâmica, os grupos apresentaram vários caminhos para a família do Sr. Paulo “sair do vermelho”.
Foi destacado a importância da Educação Financeira e a interdisciplinaridade no seu ensino, apresentando exemplos de como o tema pode se relacionar com as disciplinas do currículo escolar.
Não podemos deixar de destacar o interesse que a Série “Os Primeiros Passos da Educação Financeira” despertou nos alunos e professores da Faculdade de Mauá.